Toxoplasmose – A culpa não é do gato

Toxoplasmose – A culpa não é do gato

A toxoplasmose é uma doença que pode causar má formação do feto, muitas vezes a pessoa tem a toxoplasmose, e não sabe, porém se ela engravidar e tiver a doença, ela pode ser bastante prejudicial para o bebê. Muito se fala sobre gravidez e gatos, infelizmente muitos médicos ainda orientam os pacientes erroneamente.

A toxoplasmose ocorre por causa do protozoário Toxoplasma Gondii, e é uma zoonose, isto é, uma doença que passa de animais para nós seres humanos, mas será que é somente dessa forma que nós a adquirimos?

Vamos tentar ajudar você, futura mãe e futuro pai nessa dúvida.

Devo doar meu gato agora que estou grávida?

Não, isso é um mito, e iremos explicar o porque.

Os felinos podem sim transmitir a toxoplasmose, assim como outros animais também podem, mas é importante dizer que:

  • Menos de 1% dos gatos domésticos possui o protozoário
  • Para seu gato possuir a toxoplasmose ele precisa, ter uma vida livre, e se alimentar de outros animais que estejam com o protozoário, ou comer carne crua contaminada pelo protozoário, dada pelo dono

Com isso já podemos verificar que a chance dele contrair é bem baixa, já que a maioria dos felinos não tem vida livre hoje e comem ração.

Se ainda assim o seu gato tiver toxoplasmose, como você pode pegar a doença?

Caso ele tenha a doença, ele só transmitirá pelas fezes, se você no caso ingerir as fezes do gato, por isso a hora da limpeza da caixa de areia é importante utilizar luvas ou lavar bem as mãos após limpar a caixa, e manter a caixa sempre limpa.

Quais os sintomas dos gatos que tem a toxoplasmose?

Normalmente é assintomático, porém o protozoário pode afetar diversos órgãos como fígado, coração, cérebro, alguns garos podem morrer após o nascimento, ou mesmo terem um problema imunológico.

Somente os gatos passam a toxoplasmose?

Não, cães, porcos, ou outros animais também podem ter o protozoário, e transmitir a doença, porém no felino o protozoário completa todo o ciclo. No caso de outros animais o mais comum é a ingestão da carna mal cozida, e como o protozoário pode se instalar no músculo, coração cérebro, dentre outros locais dos animais e também de nós humanos, nessa ingestão de uma carna mal passada, você poderá se contaminar.

Posso adquirir a toxoplasmose de outros lugares?

Sim, de verduras cruas, e mal lavadas, de transfusão de sangue até mesmo de uma contaminação cruzada, isto é, usar tábuas e facas na carne e em seguida cortar um legume por exemplo, e com isso contaminar esse alimento. Além de poder ser congênito, isto é, passar da mãe para o filhote, ou bebê.

Esperamos que depois de esclarecermos que os gatos não são os vilões culpados pela toxoplasmose, muitos gatinho permaneçam em seus lares com seus donos.

Não doem seus gatos!!!

 

Comentários

Adicione seu comentário