Dicas e cuidados com a saúde e alimentação dos pets.

Dicas e cuidados com a saúde e alimentação dos pets.

Quando falamos dos nossos animais de estimação, algumas dicas importantes podem garantir que a saúde e o bem-estar de seu grande amigo, independente de qual seja o seu porte, raça, sexo ou idade. Vamos lá?

1 – Ofereça uma alimentação de boa qualidade

O primeiro grande conselho que podemos oferecer em relação aos cuidados com os animais é que você ofereça sempre alimentos de altíssima qualidade para o seu pet. Isso fará com que ele tenha uma alimentação completa, com todos os nutrientes necessários para que seu organismo funcione como deve.

O tipo de alimentação dependerá de uma série de fatores, entre eles idade, raça e estilo de vida do cãozinho. Na dúvida, sempre consulte o médico veterinário responsável pelo seu pet para escolher o alimento mais adequado para ele.

2 – Mantenha as vacinas em dia

Assim como nós, os animais estão suscetíveis a contrair uma grande variedade de doenças, algumas delas potencialmente fatais. Felizmente, a grande maioria é facilmente evitada por meio da vacinação, assim como acontece com os seres humanos.

Nem todos os animais precisarão tomar todas as vacinas disponíveis. Por isso, é fundamental que você converse com o veterinário para identificar quais delas serão necessárias para o seu pet. Além disso, preste muita atenção aos reforços anuais, para que ele se mantenha sempre protegido contra esses problemas.

3 – Deixe seu pet livre de parasitas

Os parasitas são seres que se alimentam do sangue e dos nutrientes dos animais. Entre os mais comuns, podemos citar os vermes intestinais, o verme do coração, o verme do rim e as pulgas e carrapatos.

Todos esses seres trazem grandes prejuízos para a saúde dos pets, podendo até mesmo levá-los à morte ou transmitir doenças secundárias. Por isso, utilize sempre pipetas, coleiras, comprimidos e qualquer outro tipo de estratégia definida pelo veterinário para manter seu grande amigo livre desses problemas.

4 – Não descuide da higiene do seu pet

Independente da idade de seu pet, os cuidados com a higiene dele e do ambiente em que vive são fundamentais. Bichinhos ou lugares que estão constantemente sujos são um prato cheio para o surgimento de problemas de pele, quedas na imunidade e muito mais.

Além disso, os cuidados higiênicos (seja com o pet ou com o ambiente) são essenciais para evitar infestações de pulgas e carrapatos que, como vimos anteriormente, são muito prejudiciais para a saúde dos animais.

5 – Faça visitas periódicas ao veterinário

Por fim, mantenha uma periodicidade nas consultas de seu pet ao veterinário. Infelizmente, muitas pessoas tem o hábito de levá-los ao consultório apenas quando notam alguma alteração em seu comportamento. No entanto, esse zelo deve ser frequente e periódico.

Consultas preventivas, com a realização de check-ups, são uma ótima estratégia para identificar possíveis problemas logo em seu começo e, assim, tratá-los de maneira muito mais eficaz. A periodicidade dependerá das necessidades de seu pet mas, normalmente, consultas anuais ou semestrais são o recomendado pelos médicos veterinários.

 

Comentários

Adicione seu comentário