10 motivos para seu gato não usar a caixa de areia

10 motivos para seu gato não usar a caixa de areia

Uma característica que os donos de gatos amam, é o fato deles nascerem “ensinados” e fazerem as necessidades sempre dentro da caixa de areia. Porém, um número grande número de felinos passam a não usar mais a caixa de areia, e existem diversos motivos para isso.

Identificar esse motivo, é essencial para resolver o problema, que muitas vezes pode ser algo mais simples do que parece ou até um problema de saúde do pet.

Por isso listamos 10 motivos que podem ocorrer para que seu gato para de usar a caixinha de areia e comece a fazer xixi ou coco fora da caixa.

Confiram abaixo:

    1. Filhote retirado cedo da mãe: O que muitas pessoas não sabem é que os gatos aprendem a fazer xixi e coco na areia graças a sua mãe, que o ensina essa atitude, e muitas outras. Retirar o filhote muito novinho, pode fazer com que ele não aprenda essas coisas básicas, como por exemplo fazer o xixi dentro da caixa de areia, por isso, é sempre importante que eles fiquem pelo menos 2 meses com a mãe.
    2. Problemas de saúde: muitas vezes o gato está com algum problema de saúde que precisa ser investigado, como por exemplo, uma diarréia, ou uma infecção urinária, ou mesmo uma obstrução da uretra, e com isso o seu felino passa a mudar de atitude, e parar de utilizar a caixa, então sempre investigue se está tudo bem com a saúde dele.
    3. Limpeza da caixa de areia: Esse talvez seja um dos principais motivos para seu gato passar a não usar mais a caixa, isso porque eles realmente não gostam de caixa de areia suja, e se a limpeza demora a acontecer, a tendência é que ele pare de utilizar e passe a fazer fora da caixa.
    4. Não gosta da areia: existem diversos tipos de areias no mercado, algumas mais finas, outras mais grossas, uma com cheiros, outras sem, e o seu gato vai gostar e se adaptar melhor a um tipo de areia,( leia mais clicando aqui sobre os tipos de areias), trocar de areia pode ser uma alternativa para seu gato utilizar a caixa.
    5. Não gosta da caixa ou dos produtos que são utilizados nela: a caixa de areia também pode ser o problema, há diferentes tipos de caixas de areia e tem gatos que preferem fazer xixi e coco em uma ambiente mais privado, e vão preferir as caixas de areia fechadas, além dos produtos que são utilizados, se forem com um odor muito forte ou cítrico podem repelir o gato

      Caixa de areia fechada
    6. Muitos gatos utilizando a mesma caixa: existe uma conta que todo dono de gato deve aprender a fazer que é, uma caixa e meia por gato, exatamente, se você tem 2 gatos, você deveria ter 3 caixas de areia, isso é o correto para que não haja disputa entre os felinos.
    7. Mudanças bruscas na rotina: Muitas vezes ocorreu alguma mudança na rotina da casa, vocês mudaram de casa, a pessoa que cuidava não está mais na casa, ou outras mudanças que podem afetar o comportamento do seu gato.
    8. Animal novo ou um membro novo: Um gato novo pode ser muito legal para você, mas pode causar um grande estresse para seu outro gato, ou uma criança que nasceu, pode ocorrer um ciúmes e protesto do seu gato, e ele passar a fazer as necessidades fora do lugar.
    9. Demarcação de território: quando há mais de um gato na casa, pode ocorrer de um deles tentar demarcar que aquele ambiente ou aquela caixa é dele, e para isso ele faz as necessidades fora da caixa.
    10. Local onde fica a caixa: escolher o local onde a caixa ficará também é muito importante, deixa-la num local barulhento ou deixar todas as caixa no mesmo local, não é uma estratégia boa. O ideal é que as caixas fiquem espalhadas pela casa e sempre em um local tranquilo.

Verifique todas essas dicas, faça suas modificações e veja se podem ajudar seu gatinho a voltar a fazer as necessidades no local certo.

 

Comentários

Adicione seu comentário