São Paulo: +55 11 4172-5533 | Demais Localidades: +55 3003-0618 contato@mypetsnanny.com.br

Você já viu essa cena na sua casa? Você chega perto para acariciar seu gato, faz dois carinhos, e logo ele já sai correndo, e se esconde de você, ou mesmo te morde pois não quer o seu carinho?

Talvez você esteja acariciando seu gato de forma errada, e isso tem uma explicação!

 

Os gatos não gostam quando passamos a mão repetidas vezes em cima dele, como fazemos com os cães (acariciando da cabeça até o rabo), a cada passada de mão, você deixa o gato mais e mais irritado, até que uma hora ele sai de perto.

Os felinos não gostam de carinhos que chegam até ele, pelo contrário eles preferem chegar até você! É como se no final ele se acariciasse em você e não você nele.

Além disso existem lugares do corpo dos felinos que são mais sensíveis ao carinho, e dependendo do gato, isso pode significar te atacar caso você insista em acariciar, são eles: barriga, meio das costas, nas patas, na lateral do bumbum.

Já outros locais eles normalmente gostam de receber carinho, como no final das costas, perto da cauda, nas “bochechinhas” da carinha, no pescoço, e lateral do pescoço, no rabo, e na lateral do corpo.

Porém segundo o especialista Jackson Galaxy, a melhor aproximação para acariciar um felino, é primeiro observar seu comportamento naquele momento, não adianta querer acariciar seu gato quando ele está nervoso, com a cauda balançando, ou todo amuado num canto, ele não irá aceitar nenhum carinho nessa hora!

Depois você deverá saber em quais partes do corpo seu gato prefere receber o carinho!

Uma outra dica é aproximar o dedo indicador perto do rosto do seu gato e deixar com que o gato se esfregue em seu dedo, dessa forma, ele irá te cheirar, e irá se aproximar, depois você pode aos poucos acariciar os locais que o gato for se esfregando, como se o coçasse, com as pontas dos dedos.

Acariciar um gato pode parecer uma arte, e é por isso que os amantes de felinos, são cada vez mais apaixonados por eles, pois quanto mais difícil a conquista, melhor! Quem não fica super feliz quando consegue conquistar, um gatinho difícil! =^^=

Andressa Gontijo

Médica Veterinária