São Paulo: +55 11 4172-5533 | Demais Localidades: +55 3003-0618 contato@mypetsnanny.com.br

Os cães vieram dos lobos cinzentos, que andam de 20 a 40 km por dia para caçar, buscar novos locais de território, etc!

Nossos cães, por sua vez, não chegam muitas vezes a caminhar nem 1 km por semana. Com isso, muitos problemas comportamentais começam a surgir e os passeios com cães tornam-se muito necessários!

Quando você passeia com o cachorro, ele não só gasta a energia acumulada, como tem a possibilidade de treinar o olfato, socializar com outros animais na rua, treinar a obediência e demarcar o território. Com isso ele tem a possibilidade de retomar alguns instintos do passado!

Se você acabou de adquirir um cachorro, e quer saber tudo sobre passeio, iremos responder aqui as dúvidas mais comuns que se tem nessa hora!

1- Como iniciar o passeio com o meu cachorro?

A primeira coisa é escolher a coleira e guia que irá por nele, existem diversos modelos (clique aqui e assista ao vídeo sobre tipos de coleiras), e com certeza terá o mais adequado para cada fase da vida. Para iniciar pode ser uma coleira mais simples, não muito pesada, que tenha um fecho seguro, e que não escape do animal. Inicie também com uma guia não muito longa, para que ele comece a entender que deve andar próximo a você! Coloque-o primeiro em locais calmos, deixe seu cão à vontade, evite puxar demais a guia para que ele não fique assustado. É comum que no início eles tentem morder a guia, por isso tenha um petisco em mãos para auxiliar nesse início da caminhada!

2- Quantas vezes por semana devo passear com o meu cão?

O ideal é todo dia! Imagine que você sai da sua casa todos os dias, as aves voam todos os dias, os peixes nadam todos os dias, etc… os cães também precisam passear diariamente, faz parte do instinto deles conforme falamos acima!

3- Quanto tempo devo caminhar com meu cachorro?

Isso vai de animal para animal, e como está o condicionamento físico dele. Se é um cão jovem, com certeza aguentará mais tempo de passeio do que um cachorro idoso. Inicie com caminhadas mais leves, de 10 – 15 minutos, e conforme ele vá tendo mais condicionamento você pode aumentar o tempo e o ritmo!

4- Moro numa casa bem grande, ainda assim preciso passear com meu cachorro?

Sim, imagine você, mesmo morando em uma casa enorme, ainda assim precisa sair dela, correto? Para o seu cachorro essa analogia não é muito diferente. Mesmo a casa sendo enorme, ele sempre verá a mesma paisagem, sentirá os mesmo cheiros, e caminhará nos mesmo lugares. Ele precisa de novos estímulos e lugares, para assim não criar manias!

5- Qual o melhor horário para o passeio com cães?

Os cães são diurnos como nós, costumam estar mais alerta de dia e a noite dormirem! Por isso o ideal são os passeios pela manhã. Além disso nesse período a temperatura tende a ser mais anema!

6- Preciso ter algum exame, ou consulta veterinária para realizar os passeios com meu cachorro?

Se ele está com vermífugo, vacinas, e antipulgas em dia, a princípio não há necessidade de demais exames ou consultas. Porém sempre fique de olho na saúde do seu animal, e busque um veterinário caso note alguma mudança!

7- Meu cachorro puxa demais a coleira, o que fazer?

Além de buscar um adestrador, ou um bom passeador, existem algumas formas de faze-lo puxar menos, como utilizar um petisco, e dar para ele quando ele tiver um comportamento que te agrade. Utilizar coleiras corretas, também irão auxiliar que o cão puxe menos!

8- Posso passear com meu cachorro antes das vacinas?

Não, é sempre importante aguardar a vacinação e depois passear com ele, leia mais aqui.

9- Além dos passeios com cães serem bons como exercício e também para a parte mental, existem outros benefícios?

Sim, existem benefícios diversos, um cão que caminha, dificilmente ficará obeso, por exemplo. Já existem estudos mostrando o benefício da caminhada para o coração do seu cão, leia mais aqui.

Caso esteja precisando de um passeador, nós podemos te auxiliar, nosso Dog Walker é conhecido como VIP, pois priorizamos o passeio individual, para que assim seja feito um trabalho mais focado no seu pet, com caminhadas que se adequem ao ritmo do animal, e às necessidades dele. Clique aqui e saiba mais do Dog Walker VIP.

Andressa Gontijo

Médica Veterinária