São Paulo: +55 11 4172-5533 | Demais Localidades: +55 3003-0618 contato@mypetsnanny.com.br

Existem dezenas de areias para felinos, desde as mais caras até as mais baratas, porém algumas são melhores e outras são piores, algumas seu gato irá se acostumar mais outras menos. Então citaremos aqui prós e contras na hora das escolhas das areias.

Normalmente os gatos preferem as areias mais finas para pisar, vejamos os prós e contras de cada uma:

1Areia de praia ou construção: sim algumas pessoas utilizam dessa areia para seus gatos;

Vantagens: Se é que podemos dar vantagens a esse tipo de opção, as vantagens então seriam: Bem barata, encontrada em qualquer lugar.

Desvantagens: Por não ser uma areia tratada ela pode trazer doenças para seu gato como verminoses, fungos ou bactérias, além disso ela não absorve bem o xixi, e a limpeza da caixa ficará bem difícil de fazer.

2- Areia de madeira: são grãos de madeiras pequenos

Vantagens: são baratas, biodegradáveis, bom controle de odores

Desvantagens: precisam ser limpas todos os dias e a absorção da urina não é tão eficaz como das outras, então a limpeza não se torna tão simples de fazer. Não são tão confortáveis para os felinos pisarem.

3- Areia Granulada: são a base de argila

Vantagens: Não são tão caras, formam blocos de urina que é fácil a remoção e algumas vem com perfumes que ajuda a suavizar o odor da urina e fezes.

Desvantagens: Durabilidade não é tão grande e devem ser trocada toda semana, pois restos de urina e fezes vão se depositando na areia, e vão ficando com bastante odor. Um pouco difícil na hora de recolher as areias que caem para fora, como são finas podem se espalhas com facilidade pela casa.

4- Grãos de minerais: é uma mistura de minerais que forma a areia

Vantagens: boa absorção da urina, facilitando a limpeza da caixa e boa durabilidade, além de preço bom

Desvantagens: Não faz um bom controle do odor

5- Sílica: são microcristais brancos e azuis (podendo ser granulada ou triturada)

Vantagens: excelente durabilidade, no inicio você só troca o que tiver de sólido da caixa de areia, sem precisar trocar toda a areia, conforme elas ficam muito usadas a cor da sílica começa a alterar; é excelente na absorção da urina e dos odores. A triturada os gatos gostam mais de usar pois é bem fininha e macia.

Desvantagens: Bem cara, em alguns casos o valor quadruplica o de uma areia mais comum, alguns gatos acabam desenvolvendo uma alergia respiratória principalmente com a triturada, e ela se espalha pela casa facilmente.

E você já escolheu a melhor opção para seu gato???

Andressa Gontijo

Médica Veterinária