Seu gato foge pelo muro? Listamos ideias do que fazer para evitar as tais “voltinhas”!

Seu gato foge pelo muro? Listamos ideias do que fazer para evitar as tais “voltinhas”!

As voltinhas que os gatos dão são extremamente perigosas! Eles podem ser atropelados, envenenados, roubados, podem brigar com outros gatos, ou cães, e podem também cruzar com outros gatos de rua e gerar ainda mais filhotes!

Existem muitas doenças que são passadas de gatos para gatos durante o contato, doenças muitas vezes incuráveis!

Uma boa alternativa é acostumarem desde cedo a andarem na coleira como explicamos nesse blog.

Mas uma grande dificuldade que os donos de gatos tem quando moram em casas, é mantê-los dentro de seu terreno, sem que pulem os muros! Como deixar meu gato dentro de casa sem fugir pelo muro? Se você também está se perguntando isso, nós selecionamos algumas ideias fáceis e muitas vezes baratas, vejam:

doença-renal
Castrar

1- Primeiro de tudo castrar seu gatinho: Por mais que você ache que ele é tranquilo, em algum momento ele buscará por uma fêmea ou por um macho, e esse é um dos principais motivos para os gatos começarem a querer sair de casa. A castração pode diminuir consideravelmente as tais voltinhas!

Grade para gatos
Grade para gatos

2- Grades presas nos muros: essas grades deixaram que seu gato suba no muro porém não o ultrapasse, muitos zoológicos utilizam esse tipo de ideia para que os animais não fujam!

Telar o quintal
Telar o quintal

3- Telar o quintal/jardim de sua casa: Pode parecer estranho de primeiro momento, mas dá para fazer e não é tão caro, uma empresa que coloca telas de janela, irá medir seu quintal e irá prender em muros ou postes que tiverem na sua casa a tela. Dessa forma seu gato fica solto, toma sol, mas não escapa!

Passarelas
Passarelas

4- Construção de passarelas: Embora estranho, essas passarelas tem sido feitas já em outros países e é uma alternativa para quem tem quintais muito grandes, muitas vezes sem muros, ou até mesmo locais impossíveis de telar. A ideia aqui é fazer com que os gatos deem suas voltinhas mas sem se arriscarem, são passarelas feitas com grades, ou telas, os gatos saem de casa por uma “janela” que dá acesso à passarela, podem andar por todo o jardim, tomar sol, ver passarinhos, e depois voltarem para casa. Seus donos não gostam que chamem essas passarelas de jaulas, porque aqui realmente o gato pode dar uma volta sem se perder, ou se machucar!

0040ba4076e182219d34025c1febab0f

5- Local selecionado para eles: Uma outra alternativa é cercar apenas um local da casa, que ele possa ficar externo, tomando um arzinho, como um gazebo feito somente para ele. Nesse caso você terá que ter uma janela ou porta para que ele possa entrar e sair a hora que quiser, e claro terá que tomar cuidado com as outras portas da casa, para que ele não fuja por elas.

 

Pás que giram com o peso do gato  gato tentando fugir pelo muro

6- Pás que giram nos muros: Essa idéia está é demais! Uma empresa australiana criou um sistema de pás, quando o gato pega impulso para subir o muro, e apoia a pata na pá ela gira como uma hélice (ela gira lentamente apenas para que o gato não consiga se apoiar), quando isso ocorre ele acaba perdendo o impulso e voltando para o chão. Infelizmente a empresa ainda não está no Brasil mas com certeza não é algo tão impossível de se fazer, não acham?

Alerta: Jamais coloquem vidros ou lanças nos muros e portões com a ideia de que eles não fujam, eles além de continuarem tentando subir, correm grandes riscos de se machucarem e até morrem!

11

E aí, gostou de alguma ideia para o seu gatinho também?

Andressa Gontijo

Médica Veterinária

Comentários

Anna Paula em 18/03/2017

Sim gostei da ideia do muro girante e também telar os muros

Alexandre em 04/07/2018

Onde tem pra vender ?

Aline em 16/12/2018

Na loja.

natyelle leticia em 21/05/2019

gato fez coco no meu teraso no tercero andar e a dona a minha vizinha mora no primeiro andar
e possivio isso responda e cazo de vida ou morte minha mae tem alergia a gato e coco de gato a alergia da minha mae e forte temnh 8 anos minha mae tem 24 anos e o meu pai 22 anos moro na rua monsenhor pereira pires barros bairro bonfim casa 47 2andar e 3andar

Anna Paula em 18/03/2017

Vocês fazem ? O muro rodante ?

admin em 20/03/2017

Não fazemos não, é uma empresa Australiana que faz!

suzana em 22/03/2017

Se vc pegar garrafas pet, furar, passar um arame e pendurar no muro da o mesmo efeito. Quando o gato apoia as garrafas rodam e ele volta pro chao.

Poliana em 07/05/2017

Olá Suzana gosteibdesa ideia das garrafas .Vc sabe como fazer ?Da pra tirar uma foto .Imagibe q seja simples mas fico pensando como ela vai virar …precisa de altura fora acima da linha do muro ,imagino

Fátima Ribeiro em 09/06/2017

Fiz isso e não resolveu, aliás nada segura alguns dos “ninjas” que tenho aqui. Eles aprenderam a passar por baixo das garrafas. Acho que isso só funcionaria se fosse feito com barra de ferro e não com arame apenas. Agora partir pra atitude mais radical. Telar o quintal inteiro e cortar meu pé de jabuticaba querido.

admin em 09/06/2017

Realmente Fátima tem alguns bem ninjas, talvez as garrafas precisem ficar mais próximas a parede para que ele não consiga passar entre! Boa sorte 😉

Solange em 22/01/2018

Não precisa cortar árvore,é só.colocar um tipo de elizabetano em uma determinada altura da árvore. Não é no gato não

Marco em 07/03/2018

Com cano pvc talvez seja melhor.

Sidnei em 09/11/2018

Fátima, cortei meu pé de acerola e minha gatinha aprendeu a pular o muro. Demorou alguns dias mas ela aprendeu. Eu comprei outro pé de acerola já produzindo e plantei ao lado do antigo. Teria muita pena de cortar um pé de jabuticaba.
Estou bolando uma ideia pra evitar tais fugas.

Jair M em 14/06/2019

poe caco de vidro bem perto so se corta uma vez e nunca mais ele sobe bicho madito

Nínive Lage Felício em 10/11/2017

Mas não fica bonito, desarmoniza alguma decoração e até a casa..mas claro, não deixa de ser uma alternativa!

Evelyn em 08/02/2018

Gostei sa ideia. Vou tentar fazer. Valeu.

Rosimeri Ferreira de Oliveira em 21/03/2018

Oi Suzana, bom dia!
Achei ótima a tua ideia poderia mandar uma foto para que eu pegue os detalhes de como fez..tenho um peludinho muito arteiro e por mais que eu cuide ele anda fugindo e eu fico em pânico.Obrigada

Rosimeri Oliveira

Roselin em 30/08/2018

comigo não deu certo, ele passa do mesmo jeito

FRANCISMAR MOREIRA DE OLIVEIRA em 27/10/2018

Fiz com cano de pvc tbm deu certo

Zoovet em 15/05/2019

ola boa tarde
e tem como adquirir aqui no brasil?

Alice Gonçalves Gama em 01/01/2018

Tem no mercado livre um parecido

Felipe em 19/01/2018

Olá, tem o link?

Evelyn em 30/06/2018

Como acho no MercadoLivre?

ALEXANDRE em 01/02/2018

VOCÊ PODE FAZER COM TUBO DE PVC E ROLAMENTOS DE ROLIMÃ,E UM VERGALHÃO PASSANDO POR DENTRO DELE,DÁ O MESMO EFEITO E FICA ESTETICAMENTE BONITO.

Mayara Christina de Farias Machado em 07/02/2019

Boa noite Alexandre! Vc fez dessa forma, poderia me mandar foto?! Tô querendo fazer para evitar fugas do meu gato. Obrigada!

Rosileuda em 11/03/2019

tenho 34 gatos. todos castrados mais vivem fugindo e eu fico desesperada enquanto eles não retornam. envia a foto do tubo PVC E VERGALHÃO QUE VC FEZ!

Helaine em 07/09/2019

Ótima ideia!!! Em minhas pesquisas, foi a melhor até agora! Os roletes são caros e as garrafas não dão certo mesmo… Meu quintal é imenso e impossível de ser telado. Vou tentar sua idéia 😉

RICARDO em 18/04/2018

OLÁ, PRODUZIMOS A CERCA ANTIFUGA QUE GIRA, ENTRE EM CONTATO 47-99218-4868 WHATSAPP

Rosileuda em 11/03/2019

vc nao faz entrega em outro estado?

Ariane em 04/11/2019

Oi. Tem esse vídeo ensinando a fazer com PVC.
https://youtu.be/5K2UZQsmHkU

ze em 16/10/2018

Que pergunta idiota.

João Santos Cavalcanti em 06/04/2019

ola bom dia trabalhamos com instalação de Gatil mecanismo rotatorio que não deixa o seu gatinho figir.

Isabel Bezerra em 01/06/2019

Qual o telefone?

natyelle leticia em 22/05/2019

gato fez coco no meu terraso no terseiro andar e possivio isso responda e cazo de vida ou morte ela tem arlegia a coco de gato e a gato

José Carlos em 05/08/2017

E se no lugar das garrafas usar canos de PVC, será que dá certo? No meu caso é o contrário, preciso evitar que dezenas de gatos ferais de uma vizinha pouco normal acha que cria, só não quero machucar os bichos que são enormes, a primeira coisa que pensei foi em cano de PVC,que não são tão caros e passando ferro por dentro deles, na metade do muro onde eles pulam para pegar impulso e na ponta do muro onde eles pegam outro impulso para pular para o telhado ou outro lugar.Estou pensando em fazer um pequeno teste no muro lateral da casa da doida.

admin em 07/08/2017

Sim, acredito que o resultado pode ser o mesmo! Caso teste, depois nos conte se deu certo 😉

Gabriela Gomez em 17/09/2017

Olá bom dia. … vc fez o teste com tubos de pvc ?!..deu certo ?!.

Edson Malaquias da Silva em 03/06/2018

Coloquei tubos de PVC que giram.
Cortei eles com mais ou menos 1 metro e coloquei nas pontas uma madeira comum furo no centro, como um rolete.
Quando ele escala o muro ou a grade e tenta apoiar neles os roletes giram e não deixam ele pular o muro ou a grade.

Valéria Rezende Silva em 27/08/2018

Édson, boa tarde.
Sou Valéria. Tenho gatos e estou com problema sério se fugidas deles para a rua e quintal dos vizinhos. Vão somente por aventura, pois os alimento bem.
Eu li sobre o que você fez. Eu estava justamente procurando um local onde eu pudesse comprar, pois já tinha visto no face.
Será que eu poderia entrar em contato com você? Pode me adicionar no messenger ou whatsaap? Eu agradeço muito mesmo. Vivo com o coração na mão devido às fugidas deles.
Desde já, muito obrigada.
Cel: 988832408

Luien Benatto em 18/09/2018

Edson, qual o diâmetro dos tubos?? Podeira fotografar para eu ver como ficaram? E estas madeiras na ponta para girar como um rolete, gostei da idéia…Valeu

Rosane em 12/02/2019

Bom dia Edson. Tem como vc me enviar fotos e se possível me explicar como você fez com os tubos de PVC pro seu gatinho não fugir. Moro em casa alugada d estou tento problema de fuga com o meu gatinho. A última dele sumiu a quase dois meses d ontem foi encontrado, fraco e desidratado, está internado. Quero fazer o que for preciso pra ele não fugir mais. Ele é castrado.

Ariane em 04/11/2019

https://youtu.be/5K2UZQsmHkU
Nesse link ensina a fazer pvc.

Ana Claudia Freitas em 15/06/2018

Kkkkkkk denuncia a doida! No caso dos bichanos parabéns por saber que é da natureza deles.

João Santos Cavalcanti em 06/04/2019

ola da Certo sim
trabalhamos com este tipo de mecanismo, tenho uma pagina no face JSantos Home Help

Inês em 18/09/2017

Boa tarde.
A minha pergunta é a seguinte.
Como manter um gato em casa sem fujir existindo portas abertas sempre 😭😭
Pois queria muito ter um gatinho mas fico com medo que ele desapareça.
Obrigada

Ana Luisa em 27/07/2018

Isso é apenas impossível. Como não vai sair com as portas sempre abertas? Mas, de qualquer forma, existem muitas pessoas que fazem a criação de gatos outdoor (soltos) e mesmo que o mais ideal fosse eles estarem presos, porém protegidos em casa (indoor), é melhor do que não terem um lar, comida, assistência à sua saúde, amor e carinho. Então, se deseja ter um animal de estimação, entenda o que e necessário para manter um e se pensar que consegue arcar com os custos e a demanda de atenção e cuidados, tenha.
*a expectativa de vida de gatos criados outdoor e bem menor do que a dos criados indoor (não lembro bem as estimativas, mas um gato criado outdoor se viver por 5 anos já é muito, e um gato indoor pode chegar a viver por 20 ou mais anos) – então se optar por ter um gato, se possível deixe as portas fechadas e tele as janelas *e por favor, CASTRE SEU GATO(A), as ruas não precisam de mais gatinhos abandonados nelas, vivendo vidas miseráveis*

erica em 11/11/2018

Desculpa, não tem como.
Aconselho vc a conversar com uma veterinária sobre seu desejo de ter gatos, e ela vai te explicar.
Gato precisa ficar preso pois quando saem na rua eles pegam doenças, podem ser atropelados, e pior, podem ser envenenados por gente que não gosta de gatos.
Se vc gosta de gatos, entenda que eles precisam de cuidados.

Ana em 13/03/2019

Primeiro, castrar. Reduz mto as fugas e em alguns casos elas sessão. Depois, pode telar as janelas ou tentar fazer esse dos canos de pvc. Vi tbm que se vc por uma placa acrílica ou chapa de metal, o material tem que ser bem liso na beira do muro, eles não escapam, pois escorrega onde eles se apoiam

Aparecida Gouveia de Sousa em 25/09/2017

Amei essas idéias mais graças a Deus meus gatinhos ficam no quintal telado mais se um dia eu precisar sei onde encontrar

Vick em 01/11/2017

Meu quintal todo foi cercado com o modelo de telas voltadas para dentro como no item dois e realmente é eficaz mas percebi dois “poréns”. Tem que tomar cuidado com visitas na entrada e saída para que nenhum gato fuja pelo portão, principalmente nas primeiras semanas de quintal telado. E também, seu gato não sai mas outros podem entrar e se forem bravos bater em seus gatos. Pretendo mudar de casa e dessa vez quero um espaço no quintal totalmente telado de cima a baixo com entrada para dentro de casa( e com janelas também teladas).
Ah, espero que meu relato não desestimule ninguém a cercar os muros com as telas voltadas para dentro. Analisem se sua família está disposta a sempre tomar cuidado ao entrar e sair pelos portões e sempre deixe-os chaveados ou com cadeado para evitar conhecidos de entrarem sem cuidado.

erica em 11/11/2018

Realmente, eu tbm gostei desse tipo de muro mas pensei justamente nos gatos de fora.
não quero gatos de fora.
Gato eu tenho os meus, não tô afim de virar protetora de animais não.
Amo meus 4 gatos mas amo só eles.
Tô pensando em telar somente a parte do fundo da minha casa, e fazer com que eles não tenham acesso à parte da frente.
Adorei também a ideia do gazebo, e a da passarela.

Jaqueline de Souza Martins em 12/02/2019

Vick, tem como vc me passar mais detalhes sobre este modelo, por favor? Acho q será o ideal pra mim, mas ainda n sie como executar.

Meu email é jack.line@gmail.com, muito obrigada.

Fernando em 05/03/2018

Digo uma coisa, não tenha gato para ficar solto na rua. Antes de adotar ou comprar veja se sua casa pode ser adptada. Perdi meu bichano recentemente atropelado.

[…] É muito lindo ver os felinos livres, pois eles são animais que amam essa vida livre, porém infelizmente os riscos dessas voltinhas são maiores do que o prazer em vê-los soltos! Um gato solto pela vizinhança pode ser envenenado, atropelado, cair de algum lugar, ser machucado por outro animal, ou mesmo roubado. Infelizmente a maioria dos gatos que tem vida livre, sofrem de algum incidente como esses, e o ideal é que, para segurança dele, ele fique dentro de casa! […]

Lua em 05/06/2018

Boas idéias.
Gostaria de saber qual a melhor opção,sendo que,vou me mudar para uma casa toda cercada com concertina, que é altamente cortante.Estou muito preocupada!😓

[…] É muito lindo ver os felinos livres, pois eles são animais que amam essa vida livre porém, infelizmente, os riscos dessas voltinhas são maiores do que o prazer em vê-los soltos. Um gato solto pela vizinhança pode ser envenenado, atropelado, cair de algum lugar, ser machucado por outro animal ou mesmo roubado. Infelizmente, a maioria dos gatos que tem vida livre, sofrem de algum incidente como esses e o ideal é que, para segurança dele, ele fique dentro de casa. […]

Regiane em 22/06/2018

Olá boa tarde, gostaria de deixar aqui meu depoimento no âmbito de ajudar as pessoas com esse tipo de problema, eu morava no sitio, meus três gatos acostumados a ficarem soltos e tive que mudar para a cidade, quintal murado e o muro 1,80m, instalamos tela em volta de todo o muro com auxilio de barras de ferro tela de 1 metro de comprimento, pouquíssimo inclinado em relação ao muro e meus gatos não conseguiram sair, super contente com o resultado.

Isabel em 21/09/2018

Regiane! Vc mesmo instalou ou contratou uma empresa?? Vc poderia me mandar uma foto de como ficou?? Estou me mudando para uma casa e muito ansiosa em telar o quintal.. obrigada desde já!

Isabel em 21/09/2018

E-mail: bel_ferraz@hotmail.com

Obrigada =)

Rozalia Pimentel Feitosa em 01/10/2018

Olá, vc poderia me enviar o modelo dessa tela que vc usou por gentileza, estou super preocupada, pois perdi uma gatinha e tenho receio de perder as outras. Agradeço

Rozalia Pimentel Feitosa em 01/10/2018

Gustavo em 27/06/2018

A unica solução fácil, sem riscos e com bom custo beneficio é a cerca elétrica.
Tenho 2 gatos que sempre saiam para a rua e sempre recebia visitas de outros gatos de rua em meu quintal. Após tomar um pequeno choque os meus gatos nunca mais tentaram sair de casa e os gatos de rua sumiram.

Rodrigo Zanelli em 15/07/2018

Não tem perigo pata o gato a cerca eletrica ???

Plínio em 19/08/2018

Tem sim.

erica em 11/11/2018

eu pensei na cerca eletrica e talvez em pedir para ajustar para uma voltagem que só dê um susto, mas não sei se isso é possível e acho que vou mesmo ter que telar a casa nova (moro em apartamento todo telado)

Magna em 03/10/2018

Olá pessoal, alguém com alguma ideia sobre impedir que os gatos escalem as arvores para subirem no muro.Aqui tenho um quintal grande e com muitas arvores, e as q ficam próximas aos muros, da acesso ao quintal de vizinhos, os quais não confio. Queria impedir que subissem. Pensei em arame farpado.

Ana em 13/03/2019

Vi uma dica de colocar um pedaço de cano de PVC ou de metal em volta da árvore em cima, daí a patinha não adere e eles desistem.

Fátima em 24/01/2019

Você pode fazer um chapéu, tipo um guarda-chuva aberto, ou um cone para árvore, abaixo da altura do muro, assim, o seu gato sobe até o cone e não consegue ultrapassá-lo.

rosana borges em 26/04/2019

sugiro que deixe somente o comentario de jamais colocar vidros e tire a imagem, pois as pessoas não leem com atenção. A imagem fala mais que o texto. Como o post de todas as ideias tem uma foto, a foto do muro de vidro sugere que é uma ideia a fazer e nao a evitar. Fica a dica

SUELEN MARIANO RAMOS em 09/05/2019

Coloquei tela de proteção o mesmo escala e foge, não sei mais oque faço

[…] sua fêmea dar uma voltinha na rua durante o cio pode não ser uma boa ideia e ficar atento aos sinais de cio será bastante […]

Adicione seu comentário