São Paulo: +55 11 4172-5533 | Demais Localidades: +55 3003-0618 contato@mypetsnanny.com.br

As voltinhas que os gatos dão são extremamente perigosas! Eles podem ser atropelados, envenenados, roubados, podem brigar com outros gatos, ou cães, e podem também cruzar com outros gatos de rua e gerar ainda mais filhotes!

Existem muitas doenças que são passadas de gatos para gatos durante o contato, doenças muitas vezes incuráveis!

Uma boa alternativa é acostumarem desde cedo a andarem na coleira como explicamos nesse blog.

Mas uma grande dificuldade que os donos de gatos tem quando moram em casas, é mantê-los dentro de seu terreno, sem que pulem os muros! Como deixar meu gato dentro de casa sem fugir pelo muro? Se você também está se perguntando isso, nós selecionamos algumas ideias fáceis e muitas vezes baratas, vejam:

doença-renal

Castrar

1- Primeiro de tudo castrar seu gatinho: Por mais que você ache que ele é tranquilo, em algum momento ele buscará por uma fêmea ou por um macho, e esse é um dos principais motivos para os gatos começarem a querer sair de casa. A castração pode diminuir consideravelmente as tais voltinhas!

Grade para gatos

Grade para gatos

2- Grades presas nos muros: essas grades deixaram que seu gato suba no muro porém não o ultrapasse, muitos zoológicos utilizam esse tipo de ideia para que os animais não fujam!

Telar o quintal

Telar o quintal

3- Telar o quintal/jardim de sua casa: Pode parecer estranho de primeiro momento, mas dá para fazer e não é tão caro, uma empresa que coloca telas de janela, irá medir seu quintal e irá prender em muros ou postes que tiverem na sua casa a tela. Dessa forma seu gato fica solto, toma sol, mas não escapa!

Passarelas

Passarelas

4- Construção de passarelas: Embora estranho, essas passarelas tem sido feitas já em outros países e é uma alternativa para quem tem quintais muito grandes, muitas vezes sem muros, ou até mesmo locais impossíveis de telar. A ideia aqui é fazer com que os gatos deem suas voltinhas mas sem se arriscarem, são passarelas feitas com grades, ou telas, os gatos saem de casa por uma “janela” que dá acesso à passarela, podem andar por todo o jardim, tomar sol, ver passarinhos, e depois voltarem para casa. Seus donos não gostam que chamem essas passarelas de jaulas, porque aqui realmente o gato pode dar uma volta sem se perder, ou se machucar!

0040ba4076e182219d34025c1febab0f

5- Local selecionado para eles: Uma outra alternativa é cercar apenas um local da casa, que ele possa ficar externo, tomando um arzinho, como um gazebo feito somente para ele. Nesse caso você terá que ter uma janela ou porta para que ele possa entrar e sair a hora que quiser, e claro terá que tomar cuidado com as outras portas da casa, para que ele não fuja por elas.

 

Pás que giram com o peso do gato  gato tentando fugir pelo muro

6- Pás que giram nos muros: Essa idéia está é demais! Uma empresa australiana criou um sistema de pás, quando o gato pega impulso para subir o muro, e apoia a pata na pá ela gira como uma hélice (ela gira lentamente apenas para que o gato não consiga se apoiar), quando isso ocorre ele acaba perdendo o impulso e voltando para o chão. Infelizmente a empresa ainda não está no Brasil mas com certeza não é algo tão impossível de se fazer, não acham?

Alerta: Jamais coloquem vidros ou lanças nos muros e portões com a ideia de que eles não fujam, eles além de continuarem tentando subir, correm grandes riscos de se machucarem e até morrem!

11

E aí, gostou de alguma ideia para o seu gatinho também?

Andressa Gontijo

Médica Veterinária