São Paulo: +55 11 4172-5533 | Demais Localidades: +55 3003-0618 contato@mypetsnanny.com.br

Um cão esperto, calmo e que adora fazer parte da família. Esse é o Shih Tzu, uma raça que vem conquistando os lares brasileiros.

Originário do Tibete, acredita-se que essa raça pode ser o cruzamento entre o Lhasa Apso e o Pequinês.

Temperamento/ Comportamento:

O Shih Tzu costuma ser bastante calmo, que gosta de brincar e carinhoso. Ótimo para famílias com crianças e apartamento. Costuma latir pouco, porém quando há algum cruzamento entre um individuo mais barulhento, ou mesmo quando há distúrbios comportamentais, eles podem ficar bastante compulsivos por latir.

Não é um cão muito fácil de treinar, e acaba sendo um tanto quanto teimoso em alguns momentos.

Não costumam necessitar de grandes passeios diários, normalmente um passeio por dia de 30 minutos por exemplo, já é o suficiente.

Pelagem:

O shih tzu tem pelagem longa, e quase não há queda de pelos. Existem em diversas colorações, como preta e branca, bege e branca, todo preto, cinza, marrom, marrom com branco.

Características físicas:

Um cão de porte pequeno, o tamanho do shih tzu gira em torno de 25 cm (altura do chão até as costas), e o peso entre 5 a 8 kg.

Saúde: 

O Shih tzu costuma viver mais de 10 anos, e os principais problemas de saúde da raça estão relacionados ao fato de serem braquicefálicos, isto é, focinho curto, o que acaba trazendo problemas como: problemas oculares, e respiratórios.

Curiosidade:

Muitas pessoas confundem o shih tzu com o lhasa apso, realmente eles são semelhantes até porque sua origem é quase a mesma. Porém não é muito difícil de diferenciar um do outro, já que a cabeça de cada um, é diferente. O Shih Tzu tem o focinho bem mais curto, dá a impressão que por ser tão curtinho, o nariz fica até arrebitado e os olhos redondos e mais saltados para fora. Já o Lhasa Apso tem o focinho maior e os olhos um pouco menores. Vejam a foto:

Shih Tzu

Lhasa Apso

Quer saber mais dessa raça e também de seu primo irmão o Lhasa Apso? Então assista o vídeo sobre as duas raças em nosso canal: