São Paulo: +55 11 4172-5533 | Demais Localidades: +55 3003-0618 contato@mypetsnanny.com.br

Existem diversos tipos de pelagem no cães. Das curtas às compridas. Com diferentes texturas e colorações.

Essas pelagens ajudam a definir muitas vezes, o padrão da raça do cachorro.

Uma boa parte dos cães possuem uma pelagem semelhante a de seu ancestral, o lobo, que é uma pelagem dupla, isto é, um pelo grosso e maior por cima, e uma pelagem fina, densa e macia por baixo, trazendo o que chamamos de uma camada “isolante” que ajuda o cão a aguentar melhor o frio, mas também o protege do calor. Cães que possuem bem, nitidamente essa pelagem são o lulu da pomerânia, o collie, o husky, dentre outros. A pelagem de cima poderá ser mais curta ou mais longa, mas sempre terá um aspecto mais grosso que a debaixo.

Além dessa pelagem dupla podemos citar outras pelagens nos cães:

Crista Chinês

1- Cães sem pelos: o cão de crista chinês ou o pelado mexicano são considerados um cães sem pelos, isso porque boa parte de seus corpos praticamente não tem pelos.

2- Pelo curto: a pelagem curta costuma ser mais rente ao corpo do animal, muito embora existam cães considerados de pelo curto onde o fio é um pouco mais longo, como por exemplo do labrador. Exemplo de cães de pelagem curta: Dálmata, Weimaraner, dachshund, pug, etc.

3- Pelo enrolado ou encaracolado: essa pelagem costuma ser densa, fazendo pequenos “caracóis”. Exemplo de cães com essa pelagem são o poodle, bichon frise, alguns cães do tipo spaniel também podem ter esse tipo de pelagem.

4- Pelo longo e liso: esse pelo tem como característica o crescimento contínuo. Costumam ser densos e brilhantes. Exemplo de cães com pelagem longa e lisa são o maltês, yorkshire.

 

Dachshund de pelo duro

5- Pelo longo e denso: essa pelagem também pode crescer bastante porém tem como característica ser mais densa do que o longo e liso. Como por exemplo o pelo do pequines, do shih tzu e do lhasa apso.

6- Pelo duro: embora o pelo duro possa entrar em outras categorias, como pelo curto, ou mesmo pelo longo, colocamos ele em outro tópico para descrevermos-o melhor. A pelagem dura, tem como característica ter uma textura áspera. Como ocorre com diversos terriers, exemplo: o terrier escocês, fox terrier, o dachshund de pelo duro, dentre outros.

Komondor

7- Encordoados: essa é a pelagem mais diferente, o pelo faz um tipo de “dread”, exemplo de cães  que tem esse tipo de pelagem é o komondor e o puli.