São Paulo: +55 11 4172-5533 | Demais Localidades: +55 3003-0618 contato@mypetsnanny.com.br

Se você lê blogs, e assiste vídeos de pessoas que trabalham com animais, notará que a maioria trocou o nome dono de cachorro, ou dono de gato, para tutor, mas porque ocorreu essa troca?

Com o tempo muitas nomenclaturas antes utilizadas acabam sendo analisadas, e pode-se chegar a nomenclaturas mais adequadas, foi isso que ocorreu com a mudança de dono para tutor.

A palavra dono significa, segundo o dicionário, proprietário, possuidor, aquele que tem completo poder ou controle. A palavra dono acaba sendo bem empregada quando falamos de coisas, objetos, propriedades, então “fulano é dono daquele carro”, mostrando uma relação de posse do carro e controle sobre ele.

Com relação aos animais, a palavra tutor acaba se encaixando melhor, já que o Significado de tutor é: indivíduo que exerce uma tutela, aquele que ampara, protege. Guardião. Quando pensamos em animais, faz muito mais sentido pensarmos nos donos agora como tutores, pois os animais sendo seres vivos, precisam de cuidado, proteção, amparo, e não apenas posse.

Cabe à pessoa que adquiriu o animal cuidar dele, protege-lo e ser responsável pela sua saúde e bem estar e não exercer posse sob ele, limitando suas vontades e até mesmo fazendo o que bem entendem com o animal, como muitos pensam.

Quem trabalha com animais, já ouviu de muitos donos, esses sim donos, coisas como, o cachorro é meu e eu faço o que eu quiser, querendo justificar possíveis maus-tratos que possam exercer sobre seus pets.

Caso o dono faça o que bem entende com um animal, o prejudicando, mesmo ele tendo pago quantias grandes para adquiri-lo, esse dono poderá perder a guarda do animal, e até mesmo sofrer processos, multas e penas legais de proteção aos animais.

Foi por causa de toda essa reflexão de qual a função dos animais nas vidas das pessoas, e qual a função das pessoas na vida dos animais, que foram, aos poucos, ocorrendo a mudança na forma de se referir aos donos de animais como tutores!

Andressa Gontijo – Veterinária