São Paulo: +55 11 4172-5533 | Demais Localidades: +55 3003-0618 contato@mypetsnanny.com.br

As festas de final de ano estão aí! E os cães e gatos mais gulosos já estão de olho na preparação da ceia! Inevitavelmente algo pode cair no chão e eles comerem, ou alguma comida pode ficar em acesso e eles se lambuzarem!

Porém tem comidas que podem trazer uma indisposição ao pet, mas nada de tão sério e já outros alimentos podem ser tóxicos aos cães e gatos!

Veja a lista de alimentos que podem fazer mal para seu cão ou gato:

  • Chocolate: esse talvez seja o top 1 dos alimentos perigosos, realmente o chocolate é perigoso. A substância chamada teobromina  é altamente tóxica para os animais, podendo, se ingerida e grande quantidade, levar seu pet a óbito!
  • Uva/Uva passa: não se sabe ao certo qual é a substância prejudicial, porém essa simples frutinha pode fazer muito mal para seu cão ou gato, causando problemas renais.
  • Pães e massas: além de engordar, as massas como pães fermentam, causando uma indigestão aos animais
  • Macadâmia: não se sabe ao certo a substância prejudicial, mas a macadâmia, sendo em qualquer formato, ela in natura, pó, óleo, pode causar problemas neurológicos, vômitos, e hipotermia nos cães e gatos.
  • Cebola e alho: as substâncias dissulfeto de alipropila e alicina, podem degradar os glóbulos vermelhos do sangue, levando o animal a uma anemia. Alguns veterinários que utilizam alimentação natural, dizem que o alho em pequenas quantidades não é prejudicial, porém deve-se ter muita cautela na utilização.
  • Bebidas Alcoólicas: assim como para nós, o álcool pode ser prejudicial para os animais, levando-os a uma intoxicação.
  • Café: a cafeína pode trazer vômitos, diarreias, e em alta quantidade, taquicardia e problemas neurológicos
  • Xilitol: embora pouco utilizado na culinária do final do ano, é importante ser citado, caso pessoas que façam alimentos diets, se utilizem dessa substância, que é altamente tóxica para os animais!

Caso seu cachorro ou gato ingira qualquer dessas substâncias acima, fique de olho nas reações dele, como salivação, vômito, diarreias, tremores, animal muito quieto, convulsões. Tendo qualquer alteração, leve-o no veterinário!

Andressa Gontijo – Médica Veterinária