São Paulo: +55 11 4172-5533 | Demais Localidades: +55 3003-0618 contato@mypetsnanny.com.br

É muito comum, principalmente em épocas que os donos viajam os pets diminuírem ou mesmo pararem de comer a ração, o que é importante verificar em primeiro lugar é, seu cão ou gato parou de comer pois está doente? Se sim, é preciso leva-lo no veterinário para o tratamento adequado.

Se ele tiver parado de comer mas estiver saudável, isso poderá ocorrer por alguns motivos, vejam só quais são:

1- Ele pode ter enjoado da ração (muito comum com felinos, e menos com cães)

2- Ele pode estar satisfeito, e não querer comer naquele momento, e comer num próximo momento, é importante dizer que os lobos na natureza, de onde nossos cães são originados, comem grandes quantidades de alimento e passam alguns dias às vezes sem comer, então seu cão poderá estar assim. Já com gatos, você deverá ficar de olho pois eles não podem ficar muito tempo sem comer, mesmo que pouca quantidade.

3- Ele pode estar desinteressado com o alimento simplesmente porque esse alimento fica muito disponível para ele. Animais que tem o alimento exposto o tempo todo além de perder cheiro e sabor, também pára de ser interessante para o pet.

4- Teve alguma mudança mais radical no dia a dia de seu Pet? Vocês mudaram de casa, o dono viajou, o companheiro dele morreu? Qualquer mudança maior poderá afetar o apetite de seu Pet.

5- A vasilha pode não ser a mais adequada para a alimentação e isso também o desestimular. Pode parecer besteira, mas os potes de comida também devem ser escolhidos adequadamente. Cães grande e gigantes devem ter vasilhas mais altas, para que fiquem em uma melhor posição na hora de se alimentar. Já os gatos preferem comer e beber em pratos largos e rasos, ao invés de pratos fundos e pequenos.

O que fazer para estimulá-lo a comer?

De primeiro momento, veja se não é algo passageiro, se não foi só naquele momento que ele não quis comer, veja também se você não está dando alimento demais, talvez ele esteja comendo o suficiente para ele, mesmo que para você seja pouco, às vezes para ele não é… hoje em dia as rações super premium são bem calóricas e proteicas.

Depois disso faça pequenas mudanças, como no sabor do alimento, ou mesmo nos horários de alimentação.

Às vezes uma simples mudança pode fazer uma grande diferença para a saúde e hábito do seu animal!

Andressa Gontijo – Médica Veterinária