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Separamos os principais trechos da matéria feita pela Época negócios que fala sobre Franquias para assim, você, que estiver pensando na franquia da My Pets Nanny possa se decidir melhor!

“Se você tem o sonho de ter um negócio para chamar de seu e ainda não sabe se escolhe uma franquia ou se abre uma empresa do zero, conhecer opiniões diferentes é fundamental.  Época NEGÓCIOS conversou com alguns especialistas no assunto que nos revelaram as vantagens e as desvantagens de empreender em cada modelo.

Para quem tem dinheiro no bolso e a dúvida de criar uma marca própria na cabeça, Cássio Spina, Anjos do Brasil, recomenda que o futuro empresário coloque na balança o que é mais importante para ele. “Os dois modelos têm benefícios, o empreendedor é que precisa decidir qual se encaixa em seu perfil”, afirma.

Para Ruy Barros, consultor do Sebrae,  o modelo de franquia é hoje um dos mais bem-sucedidos do mundo. “Serve para aquele empreendedor que não quer inventar a roda. Mas, apesar de ser um bom negócio, não serve para todos. Se eu sou aquele empreendedor dinâmico, que gosta de mudar o produto ou a forma de divulgação, pode haver conflitos com o franqueador”.

Marketing
Uma das vantagens da franquia é o baixo valor investido com a divulgação da marca, que já é, na maioria dos casos, conhecida no mercado. “O marketing da franquia é compartilhado, o que reduz os esforços e os custos com a divulgação. Os gastos gerais também são muito mais altos quando se decide criar uma marca do zero”, afirma Spina.

Compra coletiva
Na franquia, tudo é comprado em conjunto, o que reduz os valores dos produtos. “A negociação em rede beneficia a compra em escala. Até o preço dos uniformes tende a ser menor”, afirma Adir Ribeiro, CEO da Praxis, empresa especializada em consultoria e educação corporativa para o franchising e o varejo.

Liberdade
Apesar do baixo custo, os franqueados estarão sempre sujeitos às regras dos franqueadores, até mesmo na decisão de onde será instalado o negócio.  “Caso o franqueador já tenha outro franqueado na região onde você deseja abrir, não vai ser possível ter um negócio ali. 

Lucro
Ter um modelo de negócios relativamente pronto tem seu preço. Apesar de a marca já ter sido testada e todo o modelo já estar praticamente desenvolvido. “Em minha opinião, essas taxas tem valor para o franqueado, pois ele recebe uma marca mais consolidada. Na franquia, a taxa de mortalidade é bem menor do que no negócio independente. O valor vale a pena”, afirma Ribeiro, da Praxis.

Risco
Como a franquia já foi testada em outras regiões por outros donos, o modelo é tido como mais seguro, mas, segundo Spina, crescer é mais difícil. “A chance de expandir o negócio é bem maior quando se tem uma marca própria porém o risco de não dar certo também é maior.”

Fonte: Época Negócios