São Paulo: +55 11 4172-5533 | Demais Localidades: +55 3003-0618 contato@mypetsnanny.com.br

Zika, Dengue, Chikungunya, o que mais esses pequenos insetos são capazes de fazer? Esse é a pergunta que muitas pessoas andam se fazendo.

Como pode um bicho tão pequenino ser capaz de tantas coisas? Será que ele também pode fazer mal para o meu Pet?

Muita gente acha que os pernilongos só picam as pessoas, isso porque os cães e gatos têm muitos pelos o que dificulta a picada, mas isso é um grande engano, esses insetos conseguem picar partes do corpo do animal desprovida de menos pelos, como focinhos, orelhas, perto dos olhos, patas, barriga, etc.

E o pior, eles podem sim transmitir doenças a eles também!

A doença mais comum transmitida pelos pernilongos para nossos pets é a Dirofilariose, responsável por causar o verme do coração, um parasita que pode levar seu Pet a óbito. A Dirofilariose não acomete só os cães, gatos e até nós humanos podemos contrair a doença.

Os insetos mais comuns que transmitem a doença são os pernilongos do gênero Culex, Aedes e Anopheles, e ocorre quando o mosquito infectado pica o animal, transmitindo então a doença.

A gravidade da doença está ligada a quantidade dos vermes e localização, já que podem se alojar no coração, pulmões e vasos, existem estudos mostrando o verme até no cérebro.

Para que seu Pet não tenha a doença precisamos trabalhar fatores como:

1- não deixar água parada afim de não proliferar os mosquitos

2- utilização de produtos eficazes nos pets para repelir o mosquito ou vermífugos a base de ivermectina (porém estes devem ser indicados pelo médico veterinário já que algumas raças não podem utiliza-los)

Por isso fique de olho e cuide bem do seu Pet!

Andressa Gontijo – médica veterinária

× Como posso te ajudar? Fale conosco via WhatsApp