São Paulo: +55 11 4172-5533 | Demais Localidades: +55 3003-0618 contato@mypetsnanny.com.br

Você sabia, que você pode “prever” um ataque antes mesmo dele acontecer?

Sim, isso e outros sinais são possíveis de “ler” nos cães através da sua linguagem corporal.

As orelhas, cabeça, cauda, corpo, boca, podem dizer muito para você a respeito dos cães, e ficar atento a esses sinais é extremamente importante quando estamos falando de aproximação de um cão com outro, ou mesmo de um cão com uma pessoa.

A linguagem corporal dos cães te dirá se ele está feliz, triste, com medo, agressivo, dentre outras emoções que podem ser passadas por gestos corporais. Por sua vez o outro cão que estiver olhando esse cão, também irá responder através de linguagem corporal o que está sentindo. É comum por exemplo, um cão ter uma postura de medo diante de outro cão, e por sua vez o outro cão obter uma postura de dominância, e às vezes isso gerar uma briga.

Por isso se você trabalha com cachorros, fique sempre atento a esses sinais abaixo, e se previna antes do problema:

1- Postura calma e relaxada, é assim que esperamos nossos cães, costuma ter a boca aberta, e relaxada, orelhas balançam para trás e para frente, cauda para baixo, corpo relaxado.

 

 

 

 2- Postura corporal Ansiosa ou Nervosa: um cão quando se encolhe, coloca as orelhas para trás, rabo para baixo, indica que está ansioso no local. Normalmente a expressão do rosto demonstra medo, assustado, muita vezes ofegante.

 

 

 

3- Postura de Medo: o cão fica encolhido, as orelhas ficam bem para trás, boca costuma ficar fechada, e o rabo entre as pernas. Pode tremer de medo, e desviar o olhar. Essa postura pode virar uma agressão caso o cão se sinta muito acuado.

 

 

 

4- Postura de Alerta: Orelhas para frente, olhar atento a algo, corpo ligeiramente projetado para frente.

 

 

 

 

5- Postura corporal chamando para brincar: Boca aberta, orelhas para cima, mas que balançam, rabinho balançando, muitas vezes late, e abaixa a parte da frente do corpo.

 

 

 

 

 6- Postura de Agressividade: Rabo costuma balançar, late mostrando os dentes, projeta o corpo para frente, muitos arrepiam os pelos das costas.

 

 

 

 

7- Postura de dominância: Corpo projetado para frente, rabo alto e muitas vezes parado, orelhas para frente. Tende a tentar ficar com o corpo em cima do outro cão. Postura mais tensa, pode virar um ataque, ou não, isso dependerá de como o outro cão reagirá a esse sinal.

 

 

 

 8- Postura de Submissão: um cão submisso tende a virar de barriga para cima. Às vezes a cauda fica entre as pernas, e as patas ficam encolhidas.