Entenda a importância e os benefícios dos passeios com cães.

Entenda a importância e os benefícios dos passeios com cães.

Além de cuidar da saúde e alimentação do seu pet, outro ponto importante para manter seu cachorro saudável e feliz são os exercícios físicos, especialmente os passeios de forma periódica.

Confira as vantagens que os passeios podem trazer para a vida do seu cão:

1- Socialização e interação

Um dos grandes problemas enfrentados pelos cães está relacionado a dificuldades de interação e socialização. Isso vale tanto para bichinhos que são “filhos únicos”, quanto aqueles que convivem com outros pets, mas que não têm muito acesso à rua.

Isso é um problema para o desenvolvimento do cão e para o tutor, que se pode se deparar com situações difíceis quando precisa, por exemplo, levar o pet ao veterinário; ou até mesmo enfrentar algum constrangimento quando chegam visitas em casa.

2- Perda de peso

A obesidade, assim como acontece com os seres humanos, é um dos problemas mais frequentes entre os pets. Seja por razões genéticas ou ambientais, o excesso de peso é algo que pode trazer uma série de consequências devastadoras para a saúde de nossos bichinhos.

Assim, os passeios são um importante aliado na prática regular de exercícios físicos, fazendo com que os pets se movimentem e mantenham o peso corporal dentro dos limites considerados saudáveis.

3- Redução do estresse

Outra importância dos passeios está na redução do estresse entre os animais. Sim, é isso mesmo! Ainda que não trabalhem ou tenham obrigações acadêmicas, os cachorros podem ficar estressados e até mesmo desenvolverem doenças como ansiedade e depressão.

Para prevenir e tratar esse tipo de problema, é essencial que o bichinho interaja com o mundo exterior. Além disso, os exercícios físicos são responsáveis por diminuir as angústias emocionais dos pets e deixá-los mais equilibrados.

4- Diversão

Quem não gosta de se divertir, não é mesmo? Ainda mais os cachorros, que são tão brincalhões! Esse é, portanto, outro dos inúmeros benefícios dos passeios regulares para os cãezinhos.

Ao passear, interagir com outros animais, pessoas e correr bastante, o cão também está se divertindo. O espírito aventureiro e a curiosidade natural desses animais é satisfeita por meio das caminhadas pelo bairro e por lugares diferentes.

5- Diminuição de problemas variados

Por fim, os passeios regulares também podem tratar ou até mesmo eliminar uma série de problemas comportamentais, como os latidos excessivos, a demarcação de território, a automutilação ou a agressividade entre os cães.

Isso ocorre pela somatória de todas as vantagens mencionadas acima. Mais sociável, menos estressado e mais feliz, o pet tende a parar de apresentar certos comportamentos que, muitas vezes, estão associados ao tédio, ao estresse ou à limitação de exercícios físicos.

 

Comentários

Adicione seu comentário