São Paulo: +55 11 4172-5533 | Demais Localidades: +55 3003-0618 contato@mypetsnanny.com.br

Algumas dúvidas são bastante comuns quando uma cadelinha cruza, com por exemplo, como saber se minha cadela está grávida, e o tempo de gestação?  Minha cadela pegou cria? Existem sinais de uma cadela grávida? Como saber quantos filhotes terá? Não quero que minha fêmea dê cria, o que fazer?

Por isso iremos ajuda-los com informações sobre o tema.

Importante: Aqui não estamos incentivando que as pessoas saiam cruzando as fêmeas, estamos apenas orientando caso sua fêmea tenha cruzado!

No blog “10 dúvidas sobre cio, cruza e castração” que escrevemos há algum tempo, essas eram perguntas que mais recebíamos, então vamos aos sinais.

Como saber se minha cadela está grávida/ prenha?

É muito raro uma fêmea não emprenhar (termo correto para gravidez nos animais) após uma cruza. Isso porque as fêmeas só aceitam os machos quando estão no período fértil, logo ovulando, antes ou depois disso, as fêmeas não deixam com que os machos cruzem com elas. Então caso o macho cruze, e fique preso na fêmea, ele terá conseguido ejacular e as chances de cria serão muito grandes, logo, se você viu sua fêmea presa ao macho, essas chances serão grandes.

 

Assista aos vídeos sobre Cio, Castração e Cruza.

Para ter 100% de certeza, somente com ultrassom ou raio X, porém alguns sinais começam a aparecer numa fêmea gestante. No início é difícil do dono notar mudanças, o que ele pode notar é uma fêmea mais enjoada, principalmente pela manhã e no início da gestação, ela pode recusar inclusive a comida por causa da mudança hormonal. Com o passar do tempo você começará a notar mudanças visuais como abdômen distendido, e mamas mais cheias, as vezes até saída de leite, assim como aumento do peso. Próximo ao parto é comum você observar a fêmea buscando um local para fazer seu ninho, instinto típico que quem vai parir em breve.

Quanto tempo dura a gestação de uma cachorra?

A gestação das cadelas costumam durar em torno de 60 dias.

Como saber quantos filhotes a cadela terá?

Para você ter certeza da quantidade de filhotes, deverá ser feito um exame de imagem (raio X ou ultrassom), nesses exames é possível saber quantos filhotes essa fêmea terá.

Minha cadela cruzou e eu não quero os filhotes, o que devo fazer?

Infelizmente essa pergunta é muito corriqueira aqui no blog, o que nos leva a crer que isso é bastante comum de acontecer. Bem, em primeiro lugar o ideal é sempre a prevenção, é muito triste deixar a fêmea cruzar e depois não querer mais os filhotes. A melhor prevenção é a castração, mas caso você não tenha castrado e sua fêmea tenha cruzado, e você não quer filhotes, o ideal é que você leve-a no veterinário para que ele te diga quanto tempo há de gestação e verifique se dá para fazer algo por essa fêmea. Quanto antes você leva-la ao veterinário, melhor. Pode ser sugerida uma castração, antes da formação dos filhotes.