São Paulo: +55 11 4172-5533 | Demais Localidades: +55 3003-0618 contato@mypetsnanny.com.br

Se você começo a cortar a unha do seu pet por conta, é importante que saiba que nela existe uma estrutura chamada sabugo. Que contém muitos vasos e nervos, logo se cortada, sangra e causa dor para o animal.

Nesse vídeo, eu explico sobre como fazer o corte de unhas corretamente, clique aqui.

Porém caso você sem querer atinja essa estrutura, o que você deve fazer para estancar o sangue?

Bem é importante primeiro dizer que em um animal saudável, você não deve se preocupar tanto com essa saída de sangue, pois naturalmente ele deve parar sozinha. Caso não pare ou você pegou um vaso maior ou seu pet tem algum problema de coagulação que deve ser checado!

Como ninguém quer ver seu Pet sangrando até estancar sozinho, você pode acelerar o processo de parada do sangue de algumas formas, são elas:

1- Bastão hemostático: esse bastão normalmente contém sulfato de alumínio que age fazendo uma vaso-constrição, e com isso parando o sangue. Para utiliza-lo você deverá molhar o ponta do bastão com água, e coloca-lo na unha afetada, pressionando por uns 2 minutos, ou até parar o sangramento.

2- Pó hemostático: esse produto estanca bem rápido o sangue, e é o preferido dos médicos veterinários. Sua composição é o permanganato de potássio. Para utiliza-lo você deve pegar um pouco do pó e colocar diretamente na unha, formando um “tampão” ou se preferir pode diluir na água e com um cotonete, ir molhando nessa solução e colocando na unha.

3- Gelo: se você não tem nenhum dos produtos acima, o gelo poderá te auxiliar nessa hora. Ele também faz uma boa vaso-constrição, basta colocado diretamente na unha do animal.

4- Pressão: A pressão é uma forma boa de parar um sangramento. Com uma gaze ou pano, você pode pressiona-lo na unha que está sangrando, e aguardar uns minutos. Repita se for necessário.

Caso a unha não pare de sangrar ou seu pet passe a mancar de dor, leve-o ao veterinário para um exame clínico!

Andressa Gontijo

Médica Veterinária