São Paulo: +55 11 4172-5533 | Demais Localidades: +55 3003-0618 contato@mypetsnanny.com.br

Você está em casa com seu gato, e de repente ouve ele arranhando seu sofá com as unhas. Claro que você fica desesperado, corre, tira ele de lá, mas dali algum tempo lá está ele de novo!

Será que dá para melhorar esse comportamento?

A resposta, é sim! Mas antes de falarmos como mudar esse comportamento, vamos pensar primeiro o que pode levar a ele!

Os principais motivos para um gato afiar as unhas no seu sofá são:

1- Querer retirar algumas camadas de unhas que estejam velhas, e deixar que novas camadas apareçam (as unhas dos gatos crescem como cebolas, e eles afiam com a finalidade de retirar essas camadas). Clique aqui e assista ao vídeo de como aparar as unhas do seu pet.

2- Eles afiam as unhas pois demarcam também seu território fazendo assim, há glândulas em suas patinhas, essas glândulas deixam um odor nos objetos e com isso ele demarca seu território.

3-  Quando se sentem incomodados com algo, ou ansiosos, estressados ou até mesmo doente. Gatos mascaram muito bem a dor, e quando estão incomodados com algo podem agir se escondendo mais, ou com comportamentos diferentes como mais nervosos ou quietos demais. Um animal novo, um bebê na família, ou mesmo uma mudança de casa, pode gerar uma grande mudança no comportamento do seu felino.

Independentemente de qual for o motivo, sempre busque um médico veterinário para que ele possa te orientar e checar se há algo com a saúde do seu animal.

Sabendo que a saúde dele está ok, vamos tentar trabalhar o comportamento dele da seguinte forma:

1- Melhorar o ambiente: muitas vezes seu gato está estressado pois o ambiente para ele é entediante, exatamente, seu apartamento para você é muito legal, pois tem sua TV “master blaster”, uma varanda deliciosa, e uma cama macia, porém para seu gato isso pode não ser tão interessante assim. Os gatos gostam sim de varandas e camas, mas eles adoram explorar novos ambientes, adoram escalar, afiar as unhas, correr, se esconder e caçar, se você não der coisas interessantes para seu gato fazer ao longo do dia, ele vai buscar formas para se distrair. Busque por brinquedos novos, tocas, mobiliários feitos para eles, sempre são uma boa pedida!

2- Mostre a ele opções de arranhadores: tem gatos que preferem um tapete de sisal, outros um papelão, outros madeira, carpetes, etc. É importante que você dê opções para ele, assim ele poderá arranhar naquilo que gosta mais. Alguns gatos preferem afiar as unhas de pé outros deitado, isso também te ajudará a pensar no estilo de arranhador a ser comprado.

3- Posicione o novo arranhador próximo de onde ele gostava de ficar: se for na lateral do seu sofá, coloque-o ali do lado.

4- O catnip pode ser um aliado para gatos que gostam dele: Caso seu gato goste, esfregue a erva nos arranhadores que você gostaria que seu gato usasse. Isso poderá auxiliar.

5- Coloque algo no local que ele não pode arranhar: um spray para mantê-lo longe, hoje tem alguns sprays industrializados para essa função, ou existe uma forma caseira que também pode auxilia-lo. Ou bloqueia a entrada dele, por exemplo, se ele arranha debaixo do sofá, coloque algo para que ele não possa entrar mais. Mas lembre-se, sempre se certifique de ter dado outras opções para seu gato, e também de ter checado sua saúde antes de bloquear os lugares!

6- Faça o reforço positivo: sempre que seu gato utilizar o lugar certo para arranhar, dê algum agrado, pode ser um petisco ou mesmo carinho, mostre a ele que aquela atitude foi aceitável, e que você ficou feliz!

7- Apare as unhas: Aparando as unhas do seu gato já poderá ajudar bastante na diminuição dos arranhões nos móveis, isso se seu gato estiver arranhando principalmente pelo motivo de gastar suas unhas.

 

Andressa Gontijo

Médica Veterinária