Como fazer meu filhote parar de latir quando fica sozinho?

Como fazer meu filhote parar de latir quando fica sozinho?

Trazer um novo filhote a nossa casa, é sempre bastante desafiador, pode ser simples para alguns, porém par outros pode se tornar uma tarefa que demande bastante de seus donos!

Na semana passada falamos como ensinar seu filhote a fazer xixi no local certo, agora falaremos de latidos e choros! Quando pegamos um filhotinho, é comum que nas primeiras noites ele chore, e lata, pois quer sua atenção, e quer ficar perto de você!

Os cães latem por diversos motivos, desde para chamar sua atenção, pedir comida, alertar um barulho, etc, veja abaixo diversos motivos que podem fazer seu cachorro latir:

Imagine… ele nasceu, ficou junto da mãe e de seus irmãozinhos, e de repente passou a ficar sozinho, é claro que será normal ele chorar, pedindo para ficar próximo de você, afinal ele ainda é um bebê, e além disso os cães são animais que gostam de ficar em companhia, seja de pessoas ou de outros cães e animais!

Mas o que fazer para amenizar o problema?

A primeira coisa é ensina-lo a ficar alguns momentos sozinho sem você, no início não devem ser longas horas, mas é importante que ele perceba que você sai e volta, sai e volta, dessa forma ele vai criando confiança, e entendendo que você sempre voltará! Muitos donos tendem a deixar o filhote preso e sozinho logo de cara por longas horas, e isso será muito prejudicial a ele, o tornando triste, obsessivo e criando comportamentos ruins! Esses momentos sozinhos devem ser feitos de forma bem lenta, para que ele vá se adaptando aos poucos!

Escolha um cantinho para ele, com as caminhas, brinquedos, ossinhos, comida, itens que possam distraí-lo enquanto você estiver longe!

Alguns cães ficam melhor se você der a ele algo com seu cheiro na hora de dormir, como uma camiseta, outros cães ficam bem com algum barulhinho, tem tutores que deixam a TV ligada, por exemplo e dizem que isso acalma seu filhote!

À noite se ele chorar, é importante que você se certifique que ele está bem, que há comida, que não está com frio, etc, sabendo que está tudo bem, é normal que ele chore mais nas primeiras noites, por causa da falta dos irmãos, caso você não queira que ele durma com você, muitos donos preferem que não, coloque-o em um ambiente confortável e seguro, apague todas as luzes e deixe a casa em silêncio para que ele entenda que é hora de silêncio!

Cães que tiveram um dia com bastante atividades, tendem a dormir melhor a noite, do que cães que ficaram o dia todo dormindo! Os filhotes precisam gastar energia, quando são bem pequenos, eles intercalam momentos de muita brincadeira com sonecas, conforme vão crescendo tendem a conseguir brincar por mais tempo, e terem mais energia armazenada, por isso é importante um bom trabalho de gasto de energia!

Não dê broncas caso ele chore, quanto mais vezes você for até o local, mais ele entende que chorando você aparece, o ideal é aguentar um pouco as primeiras noites, a tendência é que ele comece a entender que de noite é hora de dormir, que ele tem o cantinho dele para isso, e que no dia seguinte você estará lá, para dar atenção, brincar, e alimentar!

Dessa forma, seu filhote irá crescer confiante, e com certeza terá menos ansiedade na hora que estiver longe de você!

Andressa Gontijo- Médica Veterinária

Comentários

Camille Vianna em 14/01/2018

Olá, boa tarde!
Resgatei um pastor alemão adulto, por volta de 3 anos que foi abandonado no meio de uma estrada com mata, estava chovendo no dia, isso já tem 1 ano. E agora eu não posso deixá-lo sozinho que ele chora, late, arranha a porta, baba muito e fica muito nervoso. O procedimento que é ensinado no texto acima, vale também para um cão adulto?
Grata.
Camille Vianna

Cláudia em 02/05/2018

Tenho uma cachorrinha poodle de 12 anos, de um ano para ca ela começou a chorar muito quando saimos de casa!
Deixo ela na caminha com água comida radio ligado luz acessa e 3 ambientes para ela ficar.
Mesmo assim ela chora incomodando os vizinhos e nós levamos multa por isso.
Devo fazer o mesmo que falam acima ou algo mais?
Ela é muitooooooo carinhosa mas meu marido já quer doa-la e eu nunca irei fazer isso, porem fico preocupada.

admin em 02/05/2018

Olá Cláudia, ela pode estar desenvolvendo algum probleminha neurológico. Não conseguimos confirmar isso 100% pois não a examinamos, porém isso pode ocorrer em cães idosos. Tente leva-la ao veterinário para um exame melhor!

Bruna Cavalcante em 26/08/2018

Olá,tenho um casal de cachorrinhos de 1 e 2 anos. Mudei de casa recentemente e em apenas uma semana, me mandam mensagem sempre que estou fora, falando que eles não param de latir e os vizinhos estão incomodados. Espalho petiscos, deixo água, comida, brinquedos e sempre há reclamação. O que faço?

VALDIRENE em 27/11/2018

OLÁ ! QUAL O PRAZO APROXIMADO DE DURAÇÃO DE CHOROS, QUANDO UM FILHOTE FICA SOZINHO EM CASA? PERGUNTO ISSO, POIS COMPREI UMA SALSICHINHA QUE TÊM 2 MESES, E TRABALHO FORA, ESTOU DEIXANDO ELA NA PARTE DA TARDE SÓ, COLOCO BRINQUEDOS, COMIDA, ROUPAS COM NOSSO CHEIRO, ETC… DEIXO TV LIGADA E AINDA ASSIM, ELA CHORA MUITO TODAS AS TARDES ( 04 HORAS POR DIA, POR ENQUANTO), POIS QUANDO VOLTAREM ÀS AULAS DA MINHA FILHA, ELA DEVERÁ FICAR POR MAIS TEMPO,SÓ. QUANDO ESTAMOS EM CASA, ELA FICA SOLTA E CIRCULA PELA CASA INTEIRA, PORÉM QUANDO SAÍMOS EU A DEIXO EM UM CÔMODO DA CASA. ACREDITO QUE ISSO PIORA AS COISAS, POIS ALÉM DE ESTAR SÓ, ESTÁ PRESA, PORÉM NÃO POSSO DEIXAR ELA SOZINHA NA CASA TODA, CASO CONTRÁRIO ELA IRÁ DESTRUIR-LA. SERÁ QUE ELA IRÁ SE ACOSTUMAR. ESTOU MUITO APREENSIVA, POIS MORO EM APARTAMENTO E ESTOU COM MEDO DE ELA NÃO SE ADAPTAR E EU TEREI QUE QUE ME DESFAZER DELA.

Yasmim em 04/02/2019

Caso vc tenha arrumado uma solução, me ajude pois estou com uma em casa de 46 dias, quando ela estiver com seus dois meses ela ficará em casa por 5 a 6 horas sozinha ( parte da manhã ) e preciso que haja um modo que não seja tão traumático.
Ando adotando o método de deixar um pouco sozinha mesmo estando em Casa, mas ela chora demais

Claudio em 11/11/2019

Olá Yasmim, conseguiu resolver o problema? Estou na mesma situação e não sei que fazer mais

ALAIS em 17/12/2018

OLÁ TENHO UM SALSICHA MISTURADO COM VIRA-LATA ESTAMOS COM MUITA DIFICULDADE DE FAZER ELE FICAR SOZINHO, FICA LATINDO O DIA TODO E ISSO VEM PERTURBANDO OS VIZINHOS, O QUE POSSO FAZER, já tentamos de tudo um pouco bichinhos, osso, uma camisa com nosso cheiro mas nada resolve.E quando saímos a noite é melhor deixar as luzes todas apagadas ou alguma acessa?
QUANDO ESTAMOS EM CASA, ELE FICA SOLTO E CIRCULA PELA CASA INTEIRA, PORÉM QUANDO SAÍMOS EU O DEIXO EM UM CÔMODO DA CASA ACREDITO QUE ISSO PIORA AS COISAS, POIS ALÉM DE ESTAR SÓ, ESTÁ PRESO, PORÉM NÃO POSSO DEIXAR ELE SOZINHO NA CASA TODA, CASO CONTRÁRIO ELE IRÁ DESTRUIR-LA. SERÁ QUE ELE IRÁ SE ACOSTUMAR. ESTOU MUITO APREENSIVA, POIS MORO EM APARTAMENTO E ESTOU COM MEDO DELE NÃO SE ADAPTAR E EU TEREI QUE QUE ME DESFAZER DELE.

admin em 17/12/2018

Alais, ele se exercita durante o dia? É importante que o filhote faça exercícios para não destruir tudo e ter comportamentos como esses que vc citou. Nós na my pets nanny temos serviço de pet sitter e passeios que poderão auxiliar caso vc precise.

jessica cursi em 07/01/2019

pessoal estou com um filhote yorkishire de 3 meses e ele chora muito quando eu saio, enquanto estou com ele esta tudo otimo, porem é eu sair ele começa a chorar desesperado… nao sei oque fazer, o que vocês me orientam?

Claudio em 11/11/2019

Olá Jessica, como conseguiu resolver o problema?

Matheus em 06/07/2019

Meu filhote tem 51 dias, é um dálmata, mas tá difícil ele chora por tudo,cmg ele chora e sem mim chora mas um pouco, não quer dormir só, estou sem dormi e sem lençol pq ele urinou em tudo,preciso de muita ajuda

Adicione seu comentário