São Paulo: +55 11 4172-5533 | Demais Localidades: +55 3003-0618 contato@mypetsnanny.com.br

Trazer um novo filhote a nossa casa, é sempre bastante desafiador, pode ser simples para alguns, porém par outros pode se tornar uma tarefa que demande bastante de seus donos!

Na semana passada falamos como ensinar seu filhote a fazer xixi no local certo, agora falaremos de latidos e choros! Quando pegamos um filhotinho, é comum que nas primeiras noites ele chore, e lata, pois quer sua atenção, e quer ficar perto de você!

Os cães latem por diversos motivos, desde para chamar sua atenção, pedir comida, alertar um barulho, etc, veja abaixo diversos motivos que podem fazer seu cachorro latir:

Imagine… ele nasceu, ficou junto da mãe e de seus irmãozinhos, e de repente passou a ficar sozinho, é claro que será normal ele chorar, pedindo para ficar próximo de você, afinal ele ainda é um bebê, e além disso os cães são animais que gostam de ficar em companhia, seja de pessoas ou de outros cães e animais!

Mas o que fazer para amenizar o problema?

A primeira coisa é ensina-lo a ficar alguns momentos sozinho sem você, no início não devem ser longas horas, mas é importante que ele perceba que você sai e volta, sai e volta, dessa forma ele vai criando confiança, e entendendo que você sempre voltará! Muitos donos tendem a deixar o filhote preso e sozinho logo de cara por longas horas, e isso será muito prejudicial a ele, o tornando triste, obsessivo e criando comportamentos ruins! Esses momentos sozinhos devem ser feitos de forma bem lenta, para que ele vá se adaptando aos poucos!

Escolha um cantinho para ele, com as caminhas, brinquedos, ossinhos, comida, itens que possam distraí-lo enquanto você estiver longe!

Alguns cães ficam melhor se você der a ele algo com seu cheiro na hora de dormir, como uma camiseta, outros cães ficam bem com algum barulhinho, tem tutores que deixam a TV ligada, por exemplo e dizem que isso acalma seu filhote!

À noite se ele chorar, é importante que você se certifique que ele está bem, que há comida, que não está com frio, etc, sabendo que está tudo bem, é normal que ele chore mais nas primeiras noites, por causa da falta dos irmãos, caso você não queira que ele durma com você, muitos donos preferem que não, coloque-o em um ambiente confortável e seguro, apague todas as luzes e deixe a casa em silêncio para que ele entenda que é hora de silêncio!

Cães que tiveram um dia com bastante atividades, tendem a dormir melhor a noite, do que cães que ficaram o dia todo dormindo! Os filhotes precisam gastar energia, quando são bem pequenos, eles intercalam momentos de muita brincadeira com sonecas, conforme vão crescendo tendem a conseguir brincar por mais tempo, e terem mais energia armazenada, por isso é importante um bom trabalho de gasto de energia!

Não dê broncas caso ele chore, quanto mais vezes você for até o local, mais ele entende que chorando você aparece, o ideal é aguentar um pouco as primeiras noites, a tendência é que ele comece a entender que de noite é hora de dormir, que ele tem o cantinho dele para isso, e que no dia seguinte você estará lá, para dar atenção, brincar, e alimentar!

Dessa forma, seu filhote irá crescer confiante, e com certeza terá menos ansiedade na hora que estiver longe de você!

Andressa Gontijo- Médica Veterinária