São Paulo: +55 11 4172-5533 | Demais Localidades: +55 3003-0618 contato@mypetsnanny.com.br

Uma das dúvidas e preocupação mais comuns sobre castrar ou não seus animais é, ele vai ficar gordo?

Essa preocupação não é sem fundamento, já que mais de 30% da população de cães e gatos está com sobrepeso ou obesa, e ninguém quer ver seu cachorro ou gato gordinhos.

A castração de fato engorda os animais?

De certa maneira sim.

Quando retiramos os órgãos responsáveis pelos hormônios reprodutivos, ocorre uma mudança no metabolismo do animal, então é comum vermos aquele cão que era mais ativo, por exemplo, passar a ser mais calmo e sonolento, ou aquele gato que antes adorava dar suas voltas pela vizinhança, passar a ficar mais dentro de casa.

Isso por um lado é bastante positivo, quando se trata de um tutor que castrou exatamente com esse objetivo de ter um animal mais calmo, e menos territorialista, porém por outro lado, ele não ficando tão ativo, gastará menos calorias por dia. Isso não significa que não se deva castrar, já que a castração traz inúmeros benefícios, e mesmo castrando, a obesidade pode ser controlada.

Um outro ponto também comum é depois da castração o animal passar a sentir mais fome, então com isso, se ele tiver mais acesso ao alimento, ele passa a ingerir mais.

A obesidade é multifatorial, isto é, diversos fatores influenciam, como idade, raça, atividade física e alimentação, então não dá para dizer que seu cão ou gato está obeso 100% por causa da castração, mas que existe sim essa possibilidade, existe.

Um estudo mostrou que a castração ocorrendo antes da puberdade do animal é mais benéfica, quando o assunto é engordar, do que a castração pós puberdade.

De qualquer maneira, caso você castre seu cachorro ou gato, o ideal é que você fique de olho tanto nas atividades físicas dele, quanto na alimentação dele, muitos veterinários, inclusive, acabam indicando, após a castração, a alimentação light, para prevenir um aumento de peso.