São Paulo: +55 11 4172-5533 | Demais Localidades: +55 3003-0618 contato@mypetsnanny.com.br

No Brasil a Eutanásia de animais é algo legalizado, e embora seja muito triste ver um amigo partir, em alguns momentos é a melhor decisão.

Como na maioria dos países não é feita a eutanásia humana, nós acabamos estranhando quando é sugerida a eutanásia de um bichinho, porém sabemos que muitas pessoas em fases terminais optariam por uma morte menos dolorosa e sofrida.

Com os animais isso pode ser possível porém é importante saber se o caso é realmente indicação de eutanásia ou não, esse procedimento não deverá ser realizado sem motivo real, infelizmente alguns donos de animais se utilizam da eutanásia para “se livrarem” do animalzinho.

Veja então abaixo o que você deverá pesar na hora de fazer essa difícil escolha, se todas as respostas forem “sim” provavelmente o caso é mais complicado, e irreversível e talvez a eutanásia acabe sendo indicada:

1- É o veterinário que está sugerindo a eutanásia para o caso do seu Pet?

Não escute terceiros, escute o seu veterinário, se achar necessário busque uma segunda, terceira ou até quarta opinião de um profissional, mas nunca vá pelo que os outros falam.

2- Você já tentou diversos tratamentos e nada funcionou?

3- Ele está com dor e em sofrimento?

Muitas vezes a dor, mesmo com medicações fortes, não passa, o bichinho passa os dias chorando, triste, sem qualidade de vida.

4- Ele parou de comer?

Um indício que o Pet também cansou de lutar é a falta de apetite, não é uma falta de apetite de um, ou dois dias, é uma falta de apetite por semanas, que leva você muitas vezes a força-lo a se alimentar de alguma forma, ou o veterinário sempre faz algum procedimento para também alimenta-lo, mesmo que por veia.

5- A doença dele está piorando cada dia mais?

Em caso de doenças que não tem cura, ou que vão deteriorando o animal aos poucos, doenças como cânceres terminais, doenças degenerativas, dentre outras, são muito sofridas, e tem um momento que o sofrimento é maior do que a vontade de permanecer ali “vivo”.

6- Ele é um bichinho com idade mais avançada?

Não que todos os velhinhos serão eutanasiados, nem que todos os jovens não serão… na verdade a chance de uma doença terminal, ou degenerativa em idosos é maior que em jovens, e as chances de um animal novo conseguir se recuperar de doenças potencialmente perigosas também é maior, por isso as chances de eutanásia em idosinhos acaba sendo maior.

Se você respondeu sim para todas as questões acima ou boa parte delas, talvez não tenha muito jeito, pense que se seu animal está em grande sofrimento, que você já fez de tudo, e nada poderá tira-lo dessa situação, talvez deixa-lo ter um fim digno e acabar com a dor seja a melhor escolha.

A boa notícia dentro de tantas coisas tristes é que a eutanásia não causa dor para seu Pet. Ela feita de maneira correta pelo veterinário fará com que seu bichinho durma tranquilamente, e não note nada.

Ela é feita primeiramente com uma anestesia aprofundada, dependendo de como seu peludo estiver ele já partirá com a própria anestesia, se isso não ocorrer é dada uma medicação para parar o coração, como ele está anestesiado ele não sentirá dor.

Esperamos que todos os bichinhos tenham muita saúde, vivam bem e felizes por muitos anos, e que vocês nunca precisem tomar essa difícil decisão, mas que se um dia precisarem, que também tenham certeza que fizeram de tudo, e escolheram pelo melhor sempre!

Andressa Gontijo

Médica Veterinária