São Paulo: +55 11 4172-5533 | Demais Localidades: +55 3003-0618 contato@mypetsnanny.com.br

Após os 7 anos, é comum que os cães comecem a parar de escutar. Conforme ficam bem idosinhos é normal você notar, que chama ele, e ele simplesmente não te dá bola.

Muitos tutores, erroneamente, acham que o cão está com “ouvido seletivo” e só ouve aquilo que lhe interessa, quando na verdade não, ele tem mais facilidade para ouvir certos sons, e está ficando surdo.

Aqui vamos dar 8 dicas que como ajudar seu idoso a viver melhor com a perda da audição:

1- Faça um check-up no veterinário: é importante que o veterinário examine seu cachorro para que ele verifique se está tudo certo com sua saúde, há problemas nos ouvidos dos animais que podem afetar sua audição. Assim como há cães que tem mais propensão a surdez, como o caso do dalmata. Então dar uma passadinha no veterinário será bastante importante.

2- Ensine seu cachorro a linguagem de sinais: sim, parece mentira, mas conforme seu cachorro comece a perder a audição, os gestos e sinais o ajudarão muito, como apontar para o chão quando você quiser que ele desça do sofá, ou abrir a porta do quintal e apontar para fora quando quiser que ele saia, com o tempo os sinais vão ficando muito claros para seu cão, e ele responderá mais rapidamente a eles.

3- Faça sons altos para chamar a atenção para você: nada que assuste o animal, claro, mas normalmente o cão não está completamente surdo, ele ouve sons mais altos, então acostumar por exemplo a bater palma quando você quiser que ele preste atenção em você, ou mesmo usar algo que faça algum barulho, ajudará seu pet a associar, quando esse barulho ocorre, é para eu prestar atenção.

4- Fique na frente dele, ou o toque: Não adianta chamar seu cão de costas, ou quando ele está dormindo, ele simplesmente não ouvirá, então o toque, ou vá até a frente dele, e peça que quer que ele faça, ou utilize o item 3.

5- Fique vigilante, e utilize a guia: não deixe seu cão solto na rua, mesmo que ele seja calmo, sempre te siga, e não tenha forças para sair correndo. Na verdade o perigo aqui está nele nem notar uma bicicleta vindo em sua direção, ou um carro saindo da garagem. A coleira é muito importante para que você oriente seu cão, isso vale também para cães que estão perdendo a visão.

6- Coloque uma informação na coleira: é importante que seu cão esteja sempre identificado, com telefone e seu nome para eventual contato caso ele se perca, porém você pode por alguma pequena informação como “cão surdo” assim a pessoa que o pegar entenderá porque ele não responde a nenhuma frase dita.

7- Ative o olfato: os cães idosos estarão em um processo de perdas sensoriais muito importantes, como audição, visão, até perda do paladar. Porém o olfato continua lá, e ativa-lo é muito importante até para ajuda-lo a se guiar.

8- Tenha calma e paciência com seu velhinho: não adianta perder a paciência nessa fase da vida do seu animal, ele precisará de amor, compreensão e ajuda de seus donos, afinal isso poderá acontecer conosco um dia na vida também, não é mesmo?