São Paulo: +55 11 4172-5533 | Demais Localidades: +55 3003-0618 contato@mypetsnanny.com.br

Assim como nos seres humanos, o câncer vem crescendo também nos cães e nos gatos nos últimos anos. Fatores como raça, fatores genéticos, idade, alimentos ricos em carboidratos e gorduras, exposição ao sol, poluição, agrotóxicos nos alimentos, anticoncepcionais, dentre outros fatores, ajudam a aumentar o risco dos tumores.

O tumores mamários são os mais encontrados nas fêmeas, porém existem diversos outros que precisam ficar no foco dos tutores, clique aqui nesse posts que comentamos os tumores mais comuns nos animais.

Não dá para negar, que os animais tem vivido mais, e com isso é mais comum que apareçam certos tumores em animais mais idosos, porém temos visto aumentar os casos nos animais mais jovens também.

Dentre os fatores que influenciam no aumento do risco dos tumores, está a raça do animal, há raças com maiores predisposições que outras, isso não significa que se você tem uma dessas raças seu cão terá câncer, o que também não significa que se seu cachorro não estiver nessa lista, ele não terá câncer, já que o câncer é multifatorial, isto é, precisa de diversos fatores para ocorrer.

Veja então a lista das raças que tem maior predisposição ao câncer:

1- Boxer: sim ele é o número um, infelizmente, é raro um boxer não desenvolver algum tumor ao longo de sua vida, realmente é uma raça com grande predisposição.

2- Labrador

3- Cocker spaniel

4- Poodle

5- Rotweiller

6- Pastor Alemão

7- Dogue-alemão

Caso veja qualquer aumento na pele do seu animal, emagrecimento, falta de apetite, ou mesmo qualquer mudança no comportamento, leve-o ao veterinário, ele é o único capaz de diagnosticar corretamente o problema.

Andressa Gontijo

Médica Veterinária