São Paulo: +55 11 4172-5533 | Demais Localidades: +55 3003-0618 contato@mypetsnanny.com.br

Assim como nós, é comum que os cães tenham remelas nos olhos, porém essas remelas não devem ser em excesso, a ponto de você limpar hoje, e hoje mesmo já ficar lotado de remela, ou ao ponto do cão ter dificuldade de abrir os olhos de tanta secreção que produz.

O aumento desses líquidos nos olhos ocorrem na tentativa do corpo de limpar e expulsar algo que não poderia estar ali.

O lacrimejamento ou secreção nos olhos dos animais, quando em excesso, demonstram que esse órgão não está bom, e que precisa ser examinado por um veterinário oftalmologista.

Algumas raças tem mais lacrimejamento, e mais chances de ter problemas oculares que outras, como o caso das raças de focinho curto (braquicefálicas), como por exemplo os buldogues, shih tzus, pugs, boxers, dentre outros.

Um excesso de lacrimejamento ou secreção é um sintoma de algum problema ocular, que pode, se não tratado,  tornar-se algo mais grave. Um excesso de lágrima ou secreções, pode causar manchas no pêlo de cães claros (clique aqui e assista o vídeo sobre manchas causadas por lágrima ácida), incomodam o cão, podem causar mau cheiro, dentre outros problemas.

Vejam aqui as causas mais comuns que podem gerar um aumento na secreção ou lacrimejamento dos olhos nos cães:

Cão com olhos de cereja

1- Olho de cereja: quando aparece no canto dos olhos uma especie de bolinha rosa.

2- Alergias

3- Olhos secos (ceratoconjuntivite seca), onde o olho não faz a lubrificação correta, acarretando em uma aumento de bactérias, e secreções.

4- Conjuntivite

Cão com Entrópio

5- Defeitos na pálpebra: tem diversos problemas que podem ocorrer nas pálpebras dos cães, um deles é o entrópio (quando os cílios nascem para dentro dos olhos, e não para fora)

6- Glaucoma: aumento da pressão ocular

7- Trauma ou lesão ocular

 

 

Fica um alerta importante, caso note um aumento dessa secreção, ou qualquer mudança nos olhos do seu cachorro, busque um veterinário. Nunca aplique nada sem o conhecimento dele, você poderá piorar o caso do seu cão, e nunca demore para leva-lo ao veterinário, tem casos muito sérios, que pode ocorrer inclusive a perda da visão ou do olho!

Andressa Gontijo – Médica veterinária