5 doenças que alteram o focinho dos cães!

5 doenças que alteram o focinho dos cães!

Os focinhos dos cães podem sofrer pequenas alterações ao longo da vida, e isso é normal na grande maioria das vezes!

Existem muitos mitos que envolvem os focinhos, dos cães, como por exemplo focinho seco, ser febre. Nesse post (clique aqui) explicamos um pouco mais desse mito, porém existem sim diversas doenças que podem alterar a textura do focinho, ou mesmo sua coloração.

Tendem a ser doenças graves e que precisam do dono observando e levando ao veterinário caso note essas mudanças.

1- Câncer de pele:

Muitos cães de pele clara, tem também a região o focinho clara, e se esse cachorro passa muitas horas exposto ao sol poderá desenvolver câncer de pele. Os locais mais comuns desse câncer aparecer é a região do focinho, assim como base e ponta das orelhas. Caso note feridas nessas regiões, leve-o para o veterinário!

 

 

2- Lúpus canino:

Sim, cães também podem desenvolver doenças auto-imunes como o lúpus, e um dos sintomas é um desbotamento do nariz. Caso note essa alteração de forma brusca, leve-o no veterinário.

 

 

 

 

3- Vitiligo canino:

Outra doença que também pode ser auto-imune que os cães podem desenvolver, é o vitiligo, nela há um diminuição dos melanócitos, e com isso regiões escuras passar a ficar brancas. Pode ocorrer na região do focinho esse aparecimento, mas também em diversas outras regiões do corpo do cão. Fique atendo!

 

 

 

4- Cinomose:

Essa doença é extremamente perigosa, e pode levar seu cachorro a óbito, ou deixa-lo com sequelas. Mais comum em cães jovens sem vacinação, do que nos adultos, a cinomose tem como sintoma o aparecimento de um focinho áspero, rachado. Além disso outros sintomas também vão aparecer.

 

 

5- Hipotireoidismo canino:

O hipotireoidismo em cães ocorre quando há uma diminuição dos hormônios da tireoide. Diversos sintomas podem ocorrer, dentre eles uma despigmentação da pele, e consequentemente do focinho do cão.

Caso ocorra desbotamento, descamação, nariz seco, feridas e lesões, dentre outras alterações no focinho do seu animal, leve-o ao veterinário para um diagnóstico correto!

 

 

 

 

Comentários

Ana lucia em 07/11/2018

Eu so dei á primeira vacia mas agora ele aparece com o fucin ferido tô começo que seja sinomose posso dar a vacina nele assim ou não??

Rosemeire em 03/04/2019

Bom dia,meu cachorro está com a parte interna do nariz inchada como de tivesse uma carne crescida sinto que está encomendado ele , pois ele fica tipo jogando o ar pra fora para aliviar o que pode ser? Lembrando que dias atrás o mesmo esteve gripado.obrigada aguardo ajuda.

OI MEU CACHORRO TA UMA PARTE DO NARIZ ÁSPERO OQUE PODER SER

Roberto de Jesus Fagundes em 01/07/2019

Bom dia , tenho uma Shitzu, e começou a clarear entre o fucinho e a boca , o que pode ser ?

Nilde em 24/07/2019

Minha cachorra está com pequenas manchas no nariz e na boca tipo perdeu a cor ñ sei explicar,o que pode ser?

ANA PAULA AMARO DA SILVA em 12/09/2019

Minha cachorra está com machucado no nariz criando uma casca e fica espirrando muito precisa de uma ajuda do que seja

Gisele de Jesus Silva em 16/09/2019

A minha cachorra está com focinho ferido com o osso esposto e com mal cheiro

claudenice alves dos santos em 08/12/2019

Qual valor para quimioterapia para cachorro ?

Adicione seu comentário