São Paulo: +55 11 4172-5533 | Demais Localidades: +55 3003-0618 contato@mypetsnanny.com.br

Às vezes as coisas mais inofensivas para nós, podem causar grande problema na saúde de seu Pet. Claro que para algo ser tóxico para seu Pet teremos que levar em consideração a substância ingerida e a quantidade. Algumas coisas são altamente tóxicas mesmo com pouca ingestão, já outras só serão altamente tóxicas se a ingestão for muito grande. De qualquer maneira todo cuidado é pouco e devemos sempre estar atentos com os seguintes itens:
1- Chocolate: O chocolate contém teobromina, que pode causar arritmias cardíacas e podem ser tóxicos mesmo em pequenas quantidades . Níveis de toxicidade variam dependendo do tamanho do cão e do tipo ingerido chocolate mais amargo são mais prejudiciais, seguido do chocolate ao leite e depois chocolate branco.
2- Xylitol: Este adoçante sem açúcar é usado em muitos produtos como por exemplo: chicletes, pastas de dente, enxaguante bucal dentre outros. Xilitol pode causar níveis perigosos de hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue) e insuficiência hepática em cães. Os sinais incluem colapso, convulsões e vômitos. Verifique os rótulos dos produtos e mantenha os itens armazenados de forma segura longe de seus animais.
3- Massa crua de pão: Mesmo quando ingeridos em pequenas quantidades, o fermento na massa continua subindo como uma massa no estômago quente do seu animal e pode distender perigosamente . Como a massa fermenta no intestino, toxicidade do álcool também pode ocorrer, levando o animal a uma parada cardíaca fatal.
4- Uvas e uvas-passa: Embora a toxina seja desconhecida, estas pequenas frutas podem causar grandes problemas para os cães . Segundo Dr. Levitzke veterinário de Emergências do hospital Verg, nos Estados Unidos, qualquer quantidade, mesmo uma uva , pode causar insuficiência renal. Os sinais incluem perda de apetite , letargia , dor de estômago , vômitos, diarreia e desidratação.
5- Alho, cebola e derivados da mesma família: Este vegetal é prejudicial para os gatos e cães, nas formas frescas, cozidas ou secas . Em grandes quantidades pode causar danos nas células vermelhas do sangue levando o animal a uma anemia.
6- Plantas: a maioria das plantas ornamentais são tóxicas para animais caso ingeridas. A intoxicação irá variar de planta para planta, mas sempre fique de olho.
7- Produtos de limpeza: Alguns produtos de limpeza contêm substâncias que podem irritar ou corroer o tecido na boca e do estômago de animal de estimação. Mantenha sempre esse produtos fora do alcance dos pets, e caso ocorra a ingestão vá ao veterinário o quanto antes.
8- Pilhas ou baterias: Se o seu cão morde tudo o que vê pela frente, e roer uma bateria, ele pode sofrer lesões graves na boca e esôfago. Lave imediatamente a boca do seu cão e leve-o para um veterinário.
9- Colas: cola de madeira, de construção, sapateiro e afins são altamente tóxicas caso ingeridas. As substâncias químicas podem causar uma distensão do estômago, vômitos, salivação e perda de apetite.
10- Venenos de rato: Popularmente conhecido como chumbinho e ainda muito utilizado até hoje, esses venenos podem matar seu pet rapidamente em caso de ingestão acidental. Em formato similar a uma ração, os animais se atraem e acabam ingerindo.
11- Medicamentos: muitos medicamentos que parecem inofensivos para nós podem fazer muito mal ao seu pet, levando inclusive a óbito. Como o caso do Paracetamol, que se ingerido poderá levar seu pet a problemas no fígado, como uma insuficiência.
12- Cafeína: quando ingerida essa substância pode causa inquietação, aumento na respiração, palpitações e tremores musculares.
13- Álcool: pode facilmente causar graves problemas ao fígado e danos cerebrais . Tão pouco como uma colher de sopa pode colocar um gato adulto em coma; um pouco mais pode matá-lo.