São Paulo: +55 11 4172-5533 | Demais Localidades: +55 3003-0618 contato@mypetsnanny.com.br

Existem cães dóceis e cães bravos, mas há certas coisas que os cães não gostam e que são unânimes entre quase 100% deles! Você sabe quais são elas? Será que você faz alguma dessas coisas sem querer também?

1- Banho e tosa:

Não importa se ele está acostumado desde pequeno ou não, os cães não gostam de serem lavados, com água, shampoo, condicionador, serem escovados, passarem perfume, etc. Essa limpeza é para nós, o que eles gostam mesmo é de ficar com seu cheiro, por isso é bem comum que os cães, logo após o banho, busquem se sujar ou se esfregar em algum lugar, pois querem seu cheiro de volta!

2- Mexer na pata:

Uma coisa é eles te darem a patinha, pois são ensinados para isso, outra coisa é alguém mexer nos dedinhos, ou entre as “almofadinhas” (coxins), ou mesmo cortar suas unhas. Eles realmente não curtem toda essa exploração, alguns cães inclusive ficam agressivos caso alguém se atreva a tocar em suas patas!

3- Abraços:

Como é bom abraçar nosso cachorro, não é? Então para nós pode ser uma demonstração de afeto, mas para eles isso realmente incomoda, a sensação na cabecinha deles é de “fui pego por um predador” e a tentativa é sempre de escapar desses apertos.

4- Provocar:

Sabe aquela brincadeira de pegar sua mão e ficar provocando o cachorro, bem na cara dele? Puxando o pelo, a orelha, o nariz? A ideia do dono é exatamente provocá-lo para que ele o morda, claro de brincadeira, mas isso realmente o deixa bem irritado, e às vezes mordidas mais fortes podem ser inevitáveis!

 

5-  Roupinhas e sapatinhos:

Realmente os cães não foram feitos para roupas e sapatos, e para eles é algo que realmente os incomodam, é claro que depois de usarem tantas vezes eles acabam se acostumando, mas que isso foge de sua vontade, foge!

6- Forçar uma situação que eles não gostem:

O cachorro tem pavor de um objeto da casa, mas o dono acha engraçado, e sempre coloca aquele objeto perto do cão só para assusta-lo ou irrita-lo, é claro que isso o estressará. Imagine uma criança que tem medo de bruxa, e você deixa ali do lado dela, sentada no sofá, uma pessoa vestida toda de bruxa, não será um situação interessante, certo? O mesmo serve para os animais!

7- Não ter rotina, ou mudar drasticamente sua rotina:

Os cães, assim como nós, se acostumam com uma rotina familiar. Sabem a hora que acordamos, a hora em que passeamos com ele, a hora em que os alimentamos, etc. Mudar essa rotina, do nada pode ser estressante, ou mesmo atrapalhar sua cabeça. Tem cães que estão tão acostumados com essa rotina, que seguram o coco e xixi para esperar a hora do passeio, por exemplo. Por isso, sempre tente manter a rotina para assim, seu pet ter saúde física e mental!

8- Punições:

Nem precisamos dizer que punições nunca são legais, e para os cães não é diferente, e talvez para eles seja ainda pior, pois muitas vezes eles nem sabem o porque da punição! Pessoas que batem, gritam, trancam o animal, esfregam o focinho onde fizeram o xixi no lugar errado, são tantas punições que é até difícil listar. O fato é, na maioria das vezes o animal nem entende o porque dessa punição, e elas acabam não funcionando, e apenas trazem medo para o animal!

9- Sem nada para fazer:

O tédio tomou conta da maioria dos cães, principalmente os urbanos, que passam horas e horas sem nada para fazer, sem ninguém para gastar sua energia! Imagine você preso dias e dias dentro do seu apartamento, sem ver ninguém, ver apenas no final do dia uma pessoa que mal consegue ter energia para te dar atenção. Essa é a realidade de muitos animais, e por isso é tão importante os passeios constantes e os trabalhos de interação!

10- Ir ao veterinário:

Mesmo sendo completamente importantes as idas regulares ao veterinário, esse com certeza não é o passeio preferido pelos cães. Ainda mais subir naquela mesa de metal, para eles não há nada mais desconfortável que alguém desconhecido, mexendo nele, testando onde dói, aplicando injeção, etc. É claro que não deixaremos de levar nossos pets ao veterinário, mas que com certeza eles não gostam disso, não gostam!

11- Fazê-los tomar remédio:

Remédio já tem um gosto ruim por natureza, salvo algumas exceções. Abrir a boca deles, e enfiar literalmente goela abaixo o remédio, eles odeiam! Não é raro um cão que foge quando vê seu dono se aproximando com um remédio!

12- Encarar o cachorro:

Os cães na natureza só encaram um animal quando estão em um momento de disputa ou briga! Do contrário eles se cheiram (focinho-bumbum) e trocam poucos olhares fixos. Ficar encarando um cão o deixa desconfortável, se for um cão bravo, pior ainda, isso pode gerar uma mordida!