São Paulo: +55 11 4172-5533 | Demais Localidades: +55 3003-0618 contato@mypetsnanny.com.br

O cio das cadelas iniciam mais ou menos próximo aos 6 meses de vida, mas não raramente pode ocorrer até próximo dos 2 anos, principalmente em fêmeas de raças grandes.

Algumas fêmeas tem o que chamamos de cio silencioso, isto é, não vemos sangramento, o que torna mais difícil descobrir que a fêmea está no cio, porém daremos aqui algumas dicas para você saber quando sua fêmea estiver no cio e qual o melhor momento de cruza-las ou castra-las, a Dra Andressa Gontijo também gravou 3 vídeos explicando sobre o cio, a castração e a cruza:

1- Quais os sintomas que uma cadela demonstra quando está no cio?

Normalmente se você não vir o sangramento você poderá notar a vulva da fêmea mais inchada. A fêmea fica mais receptiva aos machos, e muitos machos começam a rodeá-la. Caso sua cadelinha tenha problemas de pele, não é raro que ela piore nessa época.

2- Qual o melhor momento para castrar minha fêmea?

Caso você não queira nenhuma cria o ideal é antes do primeiro cio, pois com isso você irá prevenir em até 100% o câncer de mama, dentre outros cancers e problemas.

3- Qual o melhor momento para cruzar minha cadela?

Os primeiros dias, até mais ou menos 4 a 8 dias, quando ocorreria o sangramento da fêmea, ela não aceita o macho, e não está fértil para a cruza. Passado esses dias, ela já começa a aceitar o macho, muitas vezes o deixa cheira-la e montar nela. Esse período tem duração de 4 dias até 14 dias. Seria nesse período o momento para cruza-la.

4- Se minha fêmea não aceitar o macho o que devo fazer?

Normalmente fêmeas mais bravas deverão ir até a casa do macho e não ele na dela, pois elas tendem a ficar ainda mais bravas em seu ambiente. Não fique o tempo todo próxima a sua fêmea, sua presença poderá deixa-la ainda mais arredia com o macho, o ideal, é deixa-los juntos, sem que os donos fiquem o tempo todo por perto.

5- Minha fêmea cruzou com dois cães, poderão nascer filhotes dos dois?

Sim, ela poderá ter filhotes de diversos pais diferentes, pois são placentas individuais.

6- De quanto em quanto tempo aparecerá um novo cio?

Dizemos que mais ou menos a cada 6 meses a fêmea tem um novo cio, mas isso poderá variar de fêmea para fêmea, o ideal é que você marque quando ele teve o primeiro, e vá acompanhando.

7- Minha cadela entrou no cio, e quero castra-la, eu posso?

O ideal é que a castração ocorra depois do término do cio, pois a risco de maior sangramento durante a cirurgia.

8- Minha fêmea cruzou, quanto tempo demora para os filhotes nascerem?

A gestação de uma fêmea dura em média 60 dias.

9- Minha fêmea cruzou e eu não queria, como faço?

Primeira coisa importante é, se o macho estiver “grudado” na fêmea, não entre em pânico, nem faça nada com ele. Não tem jeito, nesse momento a ejaculação já ocorreu, e eles só estão “grudados” pois o pênis do macho incha, e eles só se soltarão quando o pênis desinchar. Depois disso, se você não quiser os filhotes, você deverá levar sua fêmea o quanto antes no veterinário que provavelmente te orientará para castra-la. Não administre nenhum tipo de medicação abortiva a sua fêmea.

10- Tenho uma fêmea que está no cio e vou viajar, o que fazer?

A grande maioria dos hotéis para animais não aceitam fêmeas não castradas, e muito menos no cio, nesse caso o ideal é mesmo o Pet Sitter como o oferecido por nossa empresa, onde a cadelinha seria cuidada em casa, sem riscos, ou a hospedagem domiciliar, que nós também oferecemos, onde a cadelinha ficaria na casa de uma nanny que tenha ou apenas fêmeas ou sem pets.

 

Andressa Gontijo – Médica Veterinária

banner3